Lagarde assinala que meta de inflação de 2% do BCE foi atingida

Presidente do Banco Central Europeu defendeu que a missão sobre a inflação não está completa, mas a meta de 2% foi atingida. No entanto, sublinhou que é preciso continuar vigilante.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta terça-feira que, apesar dos progressos, a instituição deverá continuar a ser extremamente vigilante sobre a inflação. Ainda assim, destacou que a meta de 2% do banco central foi atingida.

Não digo que a missão está completa, mas a meta foi atingida“, afirmou a responsável do banco central durante o painel de governadores do Fórum do BCE, em Sintra.

As declarações de Lagarde ocorrem no dia em que o Eurostat divulgou que a inflação homóloga da Zona Euro acelerou ligeiramente para 2% em junho, contra 1,9% em maio e 2,5% no mês homólogo de 2024. O organismo de estatística europeu apontam para uma taxa de inflação mais elevada nos serviços em junho (3,3%, em comparação com 3,2% em maio), seguidos pelos produtos alimentares, álcool e tabaco (3,1%, face aos 3,2% em maio), bens industriais não energéticos (0,5% em comparação com 0,6% em maio) e energia (-2,7%, que se comparam com -3,6% em maio).

Lagarde alertou, contudo, que o mundo enfrenta “o risco de instabilidade”, de “fragmentação”, a que se junta a “preocupação geopolítica”. “Temos de continuar a ser extremamente vigilantes sobre a inflação”, disse, acrescentando que a instituição está “em boa posição” para “navegar em águas turbulentas“.

@2025 European Central Bank@2025 European Central Bank

Tal como tem feito noutras ocasiões, a presidente do BCE reiterou que as decisões do banco central serão tomadas reunião e a reunião, dependendo dos dados. Uma posição partilhada com o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, com quem partilhou o painel.

Questionada sobre se faria alguma coisa diferente de Powell, Lagarde manifestou apoio ao homólogo americano, afirmando que provavelmente “todos” os outros governadores “estariam a fazer o mesmo”, em referência aos restantes colegas de painel: Andrew Bailey (Bank of England), Kazuo Ueda (Bank of Japan) e Chang Yong Rhee (Bank of Korea).

A presidente do BCE defendeu ainda que a subida do euro face ao dólar “reflete as condições de mercado”, mas também “a força da economia” europeia. O euro tem estado a beneficiar de uma depreciação do dólar, numa tendência que Christine Lagarde classificou como “contraintuitiva, mas justificada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde assinala que meta de inflação de 2% do BCE foi atingida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião