Hoje nas notícias: Reforma do Estado, Sócrates e imigrantes

  • ECO
  • 8:15

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Cinco Ministérios vão deixar de estar sujeitos a fazerem a contratação de veículos de forma centralizada, ficando o processo apenas dependente de despacho do titular da pasta. O arquiteto responsável pela remodelação da casa onde José Sócrates viveu em Paris está entre as 18 pessoas que o Ministério Público decidiu há dias acrescentar ao rol de testemunhas do processo principal da Operação Marquês. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Serviços críticos do Estado ganham margem para comprar viaturas

Os ministérios da Defesa, Justiça, Administração Interna, Educação e Saúde vão deixar de estar sujeitos a fazerem a contratação de veículos em regime centralizado, ficando o processo apenas dependente de despacho do titular da pasta. Esta mudança faz parte de um pacote de medidas de reforma orçamental cujos primeiros dois diplomas deverão ser aprovados esta quinta-feira em Conselho de Ministros. A gestão do parque automóvel do Estado, em particular, faz parte do decreto-lei de simplificação orçamental — a aprovar mais tarde — que visa dar maior autonomia e evitar prazos demasiado prolongados em setores considerados críticos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

MP chama a depor arquiteto que remodelou casa de Sócrates em Paris

Benny Benlolo, o arquiteto de interiores que remodelou a casa onde José Sócrates viveu em Paris, é uma das 18 pessoas que o Ministério Público acrescentou recentemente ao rol de testemunhas do processo principal da Operação Marquês, cujo julgamento arranca esta quinta-feira, em Lisboa. Entre as novas testemunhas da acusação constam ainda Jean-Luc Schneider, responsável pelo registo contabilístico da Espírito Santo Enterprises, conhecida como o “saco-azul” do Grupo Espírito Santo; o empresário Joe Berardo; a filha de Armando Vara, Bárbara Vara, que embora acusada neste caso, acabou por escapar ao julgamento; o empresário mexicano Carlos Slim Helú, um dos homens mais ricos do mundo segundo a revista Forbes; e Joaquim Lalanda e Castro, que foi o “patrão” de Sócrates na Octapharma.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

AIMA notificou 10 mil dos 40 mil imigrantes com ordem para deixarem o país

A Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) já notificou cerca de 25% dos mais de 40.000 imigrantes — ou seja, “perto de 10 mil” — com ordem para saírem do país, de acordo com dados do Ministério da Presidência. “Os 40 mil estão a ser notificados paulatinamente, à medida que vai sendo feito um controlo de qualidade das decisões”, acrescenta o gabinete do ministro António Leitão Amaro. Os imigrantes que estão a ser notificados são aqueles que não cumpriram todos os requisitos obrigatórios na lei para terem direito a um título de residência.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Montenegro esconde clientes da Spinumviva em nova declaração de rendimentos

Na declaração de rendimentos que substituiu a que foi entregue em 29 de abril, o primeiro-ministro omitiu os nomes dos clientes da Spinumviva. Luís Montenegro entregou a declaração de substituição à Entidade para a Transparência (EpT) em 27 de maio, dois dias antes de os clientes da empresa da família passarem a estar acessíveis a consulta pública através da declaração inicial. Isto porque, segundo as regras da EpT, após o registo da entrada de uma declaração de rendimentos, esta fica no estado de “não publicada” durante 30 dias, passando depois a ser acessível ao público. Daí que, para impedir o acesso público à lista de clientes da Spinumviva, Montenegro tenha entregue à EpT uma nova declaração de rendimentos, na qual omitiu os clientes. Além disso, apresentou um pedido de oposição à consulta pública da declaração de substituição.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Luís Filipe Vieira vai candidatar-se à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica nas eleições de 25 de outubro, garante o Jornal de Notícias. Embora o antigo presidente dos encarnados ainda não tenha revelado publicamente a sua intenção de avançar para uma candidatura própria, a publicação refere que Vieira já deu vários passos nesse sentido. Ainda assim, num comunicado publicado na quarta-feira em que critica e censura a direção de Rui Costa, na sequência da abertura do inquérito que, em última instância, visa a sua expulsão de associado, Vieira deixou uma mensagem aos adeptos em que indicia que irá participar nas eleições. Para já, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho estão confirmados como candidatos ao sufrágio de outubro, não se sabendo ainda se Rui Costa vai recandidatar-se.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Reforma do Estado, Sócrates e imigrantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião