Associação de Capital de Risco quer 2% dos investimentos de seguros e pensões

  • ECO Seguros
  • 10 Julho 2025

Stephan de Morais, presidente Associação Portuguesa de Capital de Risco, recomenda desviar 2% dos 52 mil milhões investidos para empresas startup.

Cerca de 1,4 mil milhões de euros é quanto Stephan de Morais, presidente Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCRI), espera dos investidores institucionais portugueses mais relevantes como as seguradoras e sociedades gestoras de fundos de pensões para suporte de startups nacionais, disse em declarações ao jornal Expresso (acesso pago).

Segundo o jornal “o setor define como ‘alvo’ ideal a alocação de 2% dos montantes sob gestão em fundos de ‘venture capital’, o que significaria mais de mil milhões de euros a entrar no circuito de startups”. O cálculo seria feito sobre o atual montante de 52 mil milhões de euros administrados pelas seguradoras e pelas gestoras de fundos de pensões.

Em resposta a questões do Expresso, a ASF esclareceu a este respeito que “não são estabelecidos limites às categorias de ativos em que as empresas de seguros ou as entidades gestoras de fundos de pensões podem investir, desde que os ativos investidos cumpram com os princípios estabelecidos”.

Entre estes princípios, a ASF destacou “a garantia da segurança, da qualidade, da liquidez e da rendibilidade da carteira no seu conjunto; e a garantia que as decisões de investimento seguem o melhor interesse dos tomadores de seguros, segurados, beneficiários e participantes”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação de Capital de Risco quer 2% dos investimentos de seguros e pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião