Portugal alinhado com a UE. Governo diz que taxas de 30% terão “efeito disruptivo”
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, diz que tarifas de 30% sobre as exportações europeias "teriam um efeito disruptivo na relação comercial". Mas realça que as negociações continuam.
A imposição de tarifas de 30% sobre as exportações europeias por parte dos EUA teria um “efeito disruptivo” na relação comercial entre os dois lados do Atlântico, afirma Paulo Rangel. O ministro dos Negócios Estrangeiros, nota, contudo, que as negociações vão continuar até 1 de agosto, com Portugal a estar alinhado com a posição da União Europeia.
As taxas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, numa carta enviada à presidente da Comissão Europeia “teria um efeito disruptivo na relação comercial entre as duas margens do Atlântico. Efeitos bastante negativos para os consumidores, produtores e economias de ambos os lados. Seria um nível muito alto”, afirmou Paulo Rangel à margem das cerimónias comemorativas dos 50 anos de independência de São Tomé e Príncipe. “Mas as negociações continuam” até 1 de agosto, acrescentou.
“O que o Governo português fez foi estar em contacto com a presidente da Comissão Europeia, que falou hoje com o primeiro-ministro. O comunicado da Comissão Europeia reflete na íntegra as linhas de posicionamento que o Governo português transmitiu às entidades europeias”, referiu ainda. “Consideramos que é um desenvolvimento negativo, mas as negociações estão em curso”, reforçou.
“A UE é defensora do comércio livre, de uma relação muito aberta em termos comerciais com os EUA. Vamos continuar o processo negocial que até aqui foi feito”, esperando que possa haver um “desfecho positivo”, disse o ministro aos jornalistas.
Também nas comemorações, Marcelo Rebelo de Sousa disse ter sido um anúncio “surpreendente, uma vez que estava em curso um processo negocial entre a UE e os EUA”, mas referiu igualmente que é preciso ter “esperança de que é possível encontrar uma solução do interesse de todos”. “A posição de Portugal é exatamente a mesma da Comissão Europeia”, referiu o Presidente da República.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia e do México, a partir de 1 de agosto. A Comissão Europeia já reagiu, dizendo estar preparada para negociar, mas sem descartar a adoção de contramedidas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal alinhado com a UE. Governo diz que taxas de 30% terão “efeito disruptivo”
{{ noCommentsLabel }}