China e EUA prolongam tréguas comerciais
Os dois lados irão continuar a manter a comunicação e a ter "trocas oportunas" sobre questões comerciais e económicas.
A China e os Estados Unidos vão prolongar as tréguas comerciais. Embora não tenham anunciado outros avanços, o principal negociador comercial chinês, LiChenggang, revelou que os dois lados concordaram em pressionar por uma extensão da suspensão da aplicação de novas tarifas, ou seja, além do dia 12 de agosto, data-limite para que as partes chegassem a consenso, noticia a Reuters.
Durante as negociações de segunda e terça-feira, os negociadores chineses e americanos debruçaram-se sobre o consenso alcançado nas rondas anteriores de negociações comerciais em Genebra e Londres.
Embora não tenha anunciado avanços, o principal negociador comercial da China afirmou que ambos os lados concordaram em insistir num prolongamento das tréguas, sem especificar quando e por quanto tempo tal extensão entrará em vigor.
As negociações podem abrir caminho para um encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, no final do ano, embora Trump tenha negado ter-se esforçado para procurá-lo e as autoridades chinesas não tenham mencionado o assunto.
Após meses a ameaçar impor tarifas elevadas a parceiros comerciais, Trump garantiu acordos comerciais com a União Europeia, o Japão e outros países, mas a economia chinesa e a questão das terras raras tornam as negociações particularmente complexas.
Em maio, ambos recuaram na imposição de tarifas de 30%. Os dois lados irão continuar a manter a comunicação e a ter “trocas oportunas” sobre questões comerciais e económicas.
(Notícia atualizada às 17h26)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
China e EUA prolongam tréguas comerciais
{{ noCommentsLabel }}