Moody’s confirma rating da Sompo após compra da Aspen

  • ECO Seguros
  • 1 Setembro 2025

A seguradora japonesa Sompo vai comprar a Aspen, companhia especializada detida a 85% pela Apollo Global Management. A Moody’s reafirma outlook estável após o anúncio da operação.

Uma subsidiária integral da Sompo International Holdings (SIH) vai adquirir todas as ações ordinárias Classe A da Aspen Insurance numa operação avaliada em 3,5 mil milhões de dólares. O acordo foi aprovado por unanimidade pelos Conselhos de Administração de ambas as empresas e deverá ser concluído no primeiro semestre de 2026, sujeito às condições habituais deste tipo de transação, incluindo aprovações regulatórias e antitrust.

Mikio Okumura, CEO do Grupo Sompo, comentou: “Temos trabalhado para reforçar a resiliência e promover a filosofia Connect and Be Connected, esta transação é um excelente exemplo dos nossos esforços em ação”.

A Aspen Insurance Holdings (conhecida como Aspen) é uma seguradora e resseguradora especializada que atua sobretudo na subscrição de riscos complexos e de nicho em mercados globais. Fundada em 2002 e com sede na Bermuda, a Aspen oferece seguros Não Vida e resseguros — incluindo Propriedade, Responsabilidade Civil, Marítimo, Aviação, Energia, cibersegurança — através das suas subsidiárias presentes na Bermuda, EUA, Reino Unido, Irlanda, Singapura, Canadá, Austrália e Médio Oriente. Está ainda presente no mercado Lloyd’s of London, através do Syndicate 4711.

Em 2024, a Aspen registou prémios brutos emitidos (GWP) de cerca de 4,6 mil milhões de dólares e um lucro líquido de aproximadamente 431 milhões de dólares. A Moody’s que atribuía o rating A1/nav de Insurance Financial Strength Rating (IFSR) à Sompo Insurance Japan manteve um outlook estável em relatório publicado na passada sexta-feira.

Já a agência AM Best, especializada na indústria seguradora, anunciou que vai rever positivamente o rating A+ (excelente) da Aspen. A oferta da Sompo foi mais de 30% acima dos 2,5 mil milhões de dólares representado pelo valor de mercado de Aspen no Bolsa de Nova Iorque (NYSE) antes do anúncio deste negócio.

A Aspen reentrou em bolsa na NYSE em maio de 2025, angariando 397,5 milhões de dólares e alcançando uma valorização de cerca de 2,76 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s confirma rating da Sompo após compra da Aspen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião