Polaca InPost entra no capital da empresa de cacifos inteligentes Bloq.it
Transportadora de encomendas adquiriu uma participação minoritária na startup portuguesa liderada por Miha Jagodic. Acordo prevê instalar mais de 20 mil cacifos até 2030, inclusive em Portugal.
A empresa de correio polaca InPost comprou uma participação minoritária na startup portuguesa Bloq.it. A transportadora de encomendas europeia tornou-se acionista da tecnológica especializada em cacifos inteligentes com sede em Lisboa, no âmbito de uma parceria que também tem uma vertente comercial.
O acordo entre a InPost e a Bloq.it prevê um contrato plurianual para implementar mais de 20 mil cacifos da Bloq.it pela Europa, nos próximos cinco anos, e aumenta a lista de clientes onde estão gigantes da logística como DHL, GLS e Vinted Go, a subsidiária da empresa de compra e venda de artigos de segunda mão dedicada à otimização dos envios de encomendas.
Os primeiros cacifos “Next” — 100% autónomos — para InPost já foram instalados em França e no Reino Unido em julho, e prosseguirão a expansão para Portugal, Itália e Espanha até ao final deste ano. Até 2030, a implementação continuará pelos principais mercados europeus da InPost, cujas ações negoceiam na bolsa de Amesterdão.
O trabalho da portuguesa Bloq.it não se fica por aqui. A parceria estratégia estabelece que a startup preste serviços de apoio ao crescimento e gestão da rede de Máquinas Automatizadas de Encomendas (APM – Automated Parcel Machine) da InPost, nomeadamente o design, para que sejam mais sustentáveis, e o auxílio tecnológico, segundo a informação avançada pela Reuters e confirmada pela empresa.
O fundador e CEO da Bloq.it afirma que a parceria com a InPost permite-lhes alavancar o “Next”, o principal cacifo off-grid (que não está ligado à rede elétrica) da marca, para “onde quer que as pessoas vivam e trabalhem, dando aos consumidores uma verdadeira liberdade de recolha”.
“Também representa um passo importante em direção ao nosso objetivo de longo prazo: construir uma empresa verdadeiramente independente, preparada para o próximo capítulo da nossa jornada, e que possa servir todos os clientes do mercado e ajudá-los a acelerar os seus planos de OOH [Out Of Home]”, acrescenta Miha Jagodic, que se tem dedicado a substituir as chaves e cadeados por mensagens ou códigos QR.
Por sua vez, a InPost estima que a Bloq.it possa ter “um impacto positivo” na sua estratégia de crescimento e de “rentabilidade a longo prazo”. “É um game-changer para a nossa expansão europeia. Não só nos dá acesso a tecnologia de última geração, mas também nos permite solidificar a nossa liderança de mercado, oferecendo conveniência sem precedentes aos nossos clientes”, referiu o fundador e CEO da InPost, Rafał Brzoska.
A InPost foi fundada em 2006 na Polónia, mas tem a sede no Luxemburgo e está cotada nos Países Baixos. Às 11h00 (hora de Lisboa) as ações desvalorizavam 0,32% para 12,37 euros na praça neerlandesa.
Desde a pandemia que a InPost é uma inspiração para a Bloq.it. Quando estavam a iniciar a expansão europeia, em 2021, os empreendedores por detrás da Bloq.it defendiam que este era um negócio auspicioso, sobretudo nos países da Europa do Sul, onde o mercado dos smart lockers ainda era “prematuro” e davam como exemplo a empresa polaca. Nesse ano, a InPost fez o maior IPO (oferta pública inicial) da Europa desde 2018, tendo os acionistas encaixado 2,8 mil milhões de euros e a empresa ficado avaliada em 8 mil milhões de euros. Tudo por causa do boom do comércio eletrónico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Polaca InPost entra no capital da empresa de cacifos inteligentes Bloq.it
{{ noCommentsLabel }}