André Ventura é candidato do Chega a Belém
A decisão será comunicada às 17h, depois de consultado o conselho nacional. É a segunda vez que o líder do Chega se candidata às presidenciais, depois de ter ficado em terceiro lugar em 2021.
O presidente do Chega, André Ventura, vai candidatar-se à Presidência da República, revelou ao Observador. “O espaço de luta contra a corrupção e contra a imigração descontrolada não podia ficar sem candidato”, afirmou ao jornal online. A decisão é comunicada esta terça-feira às 17h, na sede do Chega, em Lisboa, segundo fonte oficial do partido ao ECO.
É a segunda vez que o presidente do Chega será candidato a Belém, depois de ter ficado em terceiro lugar em 2021. Desta vez, entra na corrida como líder da oposição e com o objetivo de disputar uma possível segunda volta.
Na passada sexta-feira, Ventura disse ao Conselho Nacional do partido que não queria entrar na corrida a Belém, mas que seria candidato, caso os conselheiros assim o entendessem: “Se quiserem e entenderem que devo ir, aqui estarei. Se entenderem que não devo ir, aqui estarei. E se entenderem que outro ou outra deve ir, aqui estarei”.
O presidente do Chega também assumiu que o partido não pode “fugir” do sufrágio presidencial e que o objetivo deve ser o de ter um candidato que consiga disputar uma hipotética segunda volta. “O que importa é a causa, mas a causa precisa de força. Eu acho que o meu vizinho do segundo andar é um bom candidato, mas não devemos dar aos portugueses candidaturas vazias, sem significado e sem impacto”, sublinhou na sexta-feira.
Esta será a segunda vez que André Ventura é candidato a Belém, depois de, em 2021, ter ficado em terceiro lugar, com 11,90% (496.773 votos), atrás de Marcelo Rebelo de Sousa e de Ana Gomes. Desta vez, Ventura parte para as presidenciais numa posição mais forte: é o primeiro líder da oposição a concorrer às eleições para chefe de Estado, após fazer do Chega o segundo partido com maior representação parlamentar com 22,76% e 1.437.881 votos.
Na passada sexta-feira, o barómetro da Aximage para o Diário de Notícias colocou pela primeira vez o Chega em primeiro lugar, com 26,8%, nas intenções de votos para umas eventuais legislativas, à frente de Luís Montenegro, que ficou em segundo, e de José Luís Carneiro, em terceiro.
Neste momento, estão na corrida a Belém Henrique Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (PSD), António José Seguro (PS), João Cotrim Figueiredo (IL), António Filipe (PCP) e Catarina Martins (BE).
Joana Amaral Dias (ADN) e André Pestana, do Sindicato para Todos os Profissionais da Educação (STOP) são outros dos candidatos, nas eleições que deverão realizar-se a 18 de janeiro.
(Notícia atualizada às 15h38)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
André Ventura é candidato do Chega a Belém
{{ noCommentsLabel }}