IA da Allianz detetou mais 34% de fraudes no Reino Unido
A seguradora tem vindo a apostar numa estratégia assente na combinação entre tecnologia e experiência humana, usa machine learning, ferramentas de análise de voz e parcerias com tecnológicas.
A seguradora Allianz está a recorrer à inteligência artificial no combate à fraude, numa altura em que o setor segurador britânico enfrenta um agravamento expressivo deste fenómeno. De acordo com a Association of British Insurers (ABI), em 2023 foram detetadas fraudes no valor de 1,1 mil milhões de libras, mais 4% do que no ano anterior.
Segundo avançou o Insurance Business, a Allianz UK identificou, no primeiro semestre de 2025, esquemas fraudulentos avaliados em 92,6 milhões de libras, um crescimento de 34% face ao mesmo período de 2024. As práticas vão desde os chamados ghost brokers – intermediários falsos que manipulam apólices – até ao denominado “claims ballooning”, quando os montantes reclamados aumentam significativamente após a aceitação de responsabilidade.
O ramo automóvel continua a concentrar a maioria dos casos, com 45.800 fraudes que totalizaram 501 milhões de libras, mais de metade do valor global. Também a fraude em seguros de habitação registou uma subida, atingindo 143 milhões de libras, enquanto os seguradores bloquearam 583 mil propostas de apólices suspeitas, um aumento de 17%.
Para responder a estas ameaças, a Allianz tem vindo a apostar numa estratégia assente na combinação entre tecnologia e experiência humana. Entre as medidas destacam-se o uso de algoritmos de machine learning, ferramentas de análise de voz e novas parcerias tecnológicas com a norte-americana Carpe Data e com a Clearspeed. “Os infratores estão a evoluir, mas nós também”, afirmou Ben Fletcher, diretor de fraude da Allianz UK, sublinhando que a prioridade é proteger os clientes legítimos e preservar a integridade do setor.
Também a ABI e o Insurance Fraud Bureau têm reiterado os riscos associados a estas práticas, não só no impacto financeiro, como também nas consequências sociais e psicológicas para as vítimas. Com uma média diária de 230 fraudes detetadas, a resposta passa por uma maior cooperação entre seguradoras, autoridades policiais e entidades do setor, reforçando os mecanismos de prevenção e a confiança dos consumidores no mercado segurador, indicam.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IA da Allianz detetou mais 34% de fraudes no Reino Unido
{{ noCommentsLabel }}