Sondagem. Portuenses consideram imigração positiva e estão mais preocupados com transportes e estacionamento
Trânsito, transportes e estacionamento são a principal preocupação dos portuenses, seguida da transparência na gestão camarária. Na imigração, a maioria considera que é positiva para a cidade.
O tema ao qual os portuenses dão mais importância, no âmbito das autárquicas do próximo fim de semana, está relacionado com o trânsito, os transportes e o estacionamento. Esta é uma das conclusões da sondagem da Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, ECO, TSF, JN e Sol, divulgada esta terça-feira. De uma lista de vários temas e da sua importância relativa para os eleitores, esta parte da mobilidade aparece destacada em primeiro lugar, com 73% dos inquiridos a consideraram o tema extremamente importante.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Mas há outra área, bem diferente, logo de seguida: a “seriedade e transparência na gestão camarária” surge com 72%, mostrando os receios acerca do tema da corrupção. Aliás, à pergunta específica se “considera que a corrupção é um problema sério no concelho”, 46% responde afirmativamente, face aos 28% que acham que não é um problema sério.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Ainda nas áreas às quais os portuenses dão mais importância, depois dos transportes e da transparência segue-se o apoio a idosos e pessoas vulneráveis, que fecha o top 3 dos temas considerados mais importantes pelos inquiridos.
Os temas menos valorizados são o turismo e valorização do património (18%) e a cultura e desporto (28%). Áreas muito discutidas como a segurança e a habitação também são valorizadas pelos eleitores, com 65% e 62%, respetivamente, em termos de áreas muito importantes.
Outro dos temas mediáticos tratado nesta sondagem é a imigração. E aqui a perceção dos inquiridos parece contrastar com o discurso público dominante. À pergunta “concorda que a imigração tem sido positiva para o conselho?”, a maioria responde afirmativamente. De um lado, 64% tem uma visão positiva, sendo que estes valores se dividem entre os que concordam em parte, com 46%, e os que concordam totalmente, com 18%. Do lado oposto, só 23% discorda de que a imigração tem sido positiva para o concelho, sendo que 10% discordam totalmente.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Ficha Técnica:
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNNPortugal, ECO, TSF e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho do Porto sobre temas relacionados com as eleições autárquicas de 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2025.
A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho do Porto e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 1229 tentativas de contacto, para alcançarmos 625 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 50,85%. As 625 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/-4,00% para um nível de confiança de 95,5%.
A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional.
A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sondagem. Portuenses consideram imigração positiva e estão mais preocupados com transportes e estacionamento
{{ noCommentsLabel }}