Austrália e Turquia vão ser as anfitriãs da próxima COP

A COP de 2026 irá realizar-se na Turquia, mas será a Austrália a assumir a liderança das negociações.

Depois de quase duas horas de negociação, durante as quais nenhum dos dois países candidatos a receber a próxima COP se predispôs a retirar a candidatura, chegou-se a um consenso: Austrália e Turquia vão partilhar a organização da próxima cimeira, em 2026.

O acordo, conseguido no final da tarde desta quarta-feira, dita que a Austrália liderará as negociações, servindo como efetiva presidência da COP31, enquanto a Turquia assumirá a logística do evento, que terá lugar neste país. A Austrália fica ainda responsável por organizar uma “pré-COP” no Pacífico, onde habitualmente se estabelecem algumas linhas de negociação ou temas.

A revelação foi feita Jochen Flasbarth, chefe da delegação alemã, que indicou que a decisão foi obtida dentro de um espírito “muito positivo” e com “muito apoio”. Segue-se a oficialização do acordo, que será vertido posteriormente num documento escrito.

A Austrália e a Turquia candidataram-se ambas em 2022 a acolher a COP de 2026. Desde então nenhuma decidiu retirar a candidatura, obrigando a um consenso. Para 2027 já está escolhido o país anfitrião: será a Etiópia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Austrália e Turquia vão ser as anfitriãs da próxima COP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião