Aumento de produção e aprovisionamento de cereais. Governo dá luz verde a nova estratégia
Leitão Amaro recorda que Portugal só produz 19% dos cereais que consome, classificando a dependência como "preocupante".
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou esta quinta-feira que foi aprovada em Conselho de Ministros uma estratégia que visa aumentar a capacidade de aprovisionamento de cereais.
“Aprovamos a Estratégia + Cereais, depois de o país ter tido no papel um conjunto de intenções e um plano que não teve nenhuma execução nos anos anteriores”, explica o ministro na conferência de imprensa.
O governante detalha que o plano “combina medidas dirigidas ao aumento da capacidade de aprovisionamento de cereais que é atualmente de 19% em Portugal, sendo que o trigo é de apenas 5% das necessidades – o que é preocupante em situações de insegurança e crise internacional”.
A Estratégia + Cereais assenta em três grandes objetivos estratégicos: aumentar a produção sustentável de cereais, melhorar o rendimento dos produtores e reforçar a organização e a resiliência do setor.
Esta estratégia surge numa altura em que Portugal aumentou a sua dependência do exterior no aprovisionamento de cereais, leite e derivados e frutos, com o país a fechar o ano de 2024 com um défice da balança comercial dos produtos agrícolas e agroalimentares de 5,17 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aumento de produção e aprovisionamento de cereais. Governo dá luz verde a nova estratégia
{{ noCommentsLabel }}