Bolsas europeias em queda, PSI sem energia

As bolsas europeias estão a cair. O alemão DAX chega a desvalorizar quase 2%. Recuo do PSI é menor, mas pressão da banca e da energia levam PSI a cair 0,7%.

As bolsas europeias abriram em queda, refletindo as perdas significativas registadas em Wall Street na sessão anterior. O alemão DAX chega a perder 1,7%, mas o deslize em Lisboa é mais moderado: o PSI recua 0,71% ainda assim, para 6.082,44 pontos.

Os investidores encaram com nervosismo a perspetiva de que uma subida mais acelerada dos juros nos EUA acabe por resultar numa recessão. Além disso, existem dúvidas sobre o efeito que a redução do balanço da Fed pode vir a ter nos mercados de capitais.

Numa semana em que o BCE promove mais uma reunião de política monetária, o Stoxx 600 cai 1% esta terça-feira. E além do recuo dos índices alemão e português, o francês CAC-40 destaca-se com uma quebra de 1,5%.

Na praça portuguesa, só a Galp Energia escapa à “maré vermelha”, valorizando uns tímidos 0,08% (para 11,83 euros), uma reação à subida do preço do petróleo em Londres. A Mota-Engil e a Semapa negoceiam inalteradas face à sessão anterior.

Todas as restantes cotadas registam perdas. A GreenVolt é a que perde mais, ao cair 2,9%. Segue-se a operadora Nos, que perde 1,04%, para menos de 4 euros por ação.

Na liga dos “pesos pesados”, o BCP pressiona Lisboa de forma expressiva, recuando 1,66%, para 15,99 cêntimos cada título. A família EDP também contribui para a queda do PSI. A EDP cede 0,84% e a EDP Renováveis desvaloriza 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias em queda, PSI sem energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião