Hoje nas notícias: Inflação, Montenegro e aeroporto

  • ECO
  • 13 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Luís Montenegro, candidato à presidência do PSD, acusa o primeiro-ministro de austeridade “direta”. Catarina Martins vai estar numa das comissões no Parlamento. O aeroporto de Lisboa teve a quarta maior recuperação da pandemia na Europa. Saiba quais são as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Inflação já começou a alastrar na economia

Um dia depois de o INE ter confirmado que a inflação registou uma variação homóloga de 5,3% em março, a taxa mais alta desde junho de 1994, o Jornal de Negócios nota que o aumento generalizado de preços já não está só na energia. O efeito começa a contaminar toda a economia, com subidas de preços nos combustíveis, óleo alimentar, pão, cereais, carne, leite, queijo e ovos, por exemplo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

A austeridade de Costa é “direta”, acusa Montenegro

Luís Montenegro, candidato à liderança do PSD, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que a austeridade do primeiro-ministro “não é encapotada, é direta”. “O Governo está a colecionar mais receita fiscal à conta do aumento dos combustíveis e dos impactos que estão subjacentes à formação do preço dos combustíveis”, considerou. Sobre o PSD, assume que “é uma questão objetiva” o partido ter perdido eleitorado para o Chega e a Iniciativa Liberal, e acusa o PS e o atual presidente da Assembleia da República de criarem “casos com o Chega” para tornar o partido num “ator político-parlamentar central”.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado) e Renascença (acesso livre).

Aeroportos nacionais lideram recuperação na Europa

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi o quarto na categoria de infraestruturas entre 25 e 40 milhões de passageiros na Europa a registar a maior recuperação em fevereiro das perdas provocadas pelas restrições da pandemia. No geral, os aeroportos portugueses apresentaram mesmo o melhor desempenho europeu em fevereiro no que respeita à quebra de passageiros (23,7%) face ao período homólogo de 2019, segundo o relatório do Airports Council Internacional Europe.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Catarina Martins assume pasta da Saúde, Jerónimo não faz comissões

Reduzidos a seis e cinco deputados, respetivamente, o PCP e o Bloco de Esquerda tiveram de se reorganizar entre as comissões parlamentares, redistribuindo trabalho. A líder bloquista, Catarina Martins, vai sentar-se na comissão da Saúde, uma das pastas mais importantes para o partido, e também na da Transparência. Jerónimo de Sousa, por seu lado, continua a ficar de fora das comissões parlamentares.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Inflação obrigaria a compensar famílias mais pobres em até 545 euros por ano

Os bens essenciais — isto é, produtos alimentares, habitação e transporte — têm um peso muito maior no orçamento familiar dos 20% mais pobres do país e, para compensar estas famílias pelo aumento dos preços, seria necessário transferir um valor entre 220 e 545 euros por ano para compensar cada agregado, de forma a colmatar o aumento dos preços nestas três categorias. As conclusões são de um estudo da Nova School Of Business and Economics, que refere que tal obrigaria a uma despesa entre 184 milhões euros e 457 milhões euros anuais ao Estado, tendo em conta que existem 839.572 famílias no grupo das mais pobres.

Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Inflação, Montenegro e aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião