Direto Zelensky fala no Parlamento português a 21 de abril
Será às 15 horas no dia 21 de abril que Volodymyr Zelensky vai participar numa sessão na Assembleia da República, por videoconferência.
Na terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, utilizou pela primeira vez o termo “genocídio” para descrever a guerra na Ucrânia e as consequências para a economia, desde o início da invasão russa.
“O orçamento familiar ou a capacidade de abastecimento de combustível, nada disso deve depender de um ditador declarar guerra e cometer genocídio no outro lado do mundo“, salientou o chefe de Estado norte-americano, citado pela AFP.
Anteriormente, Biden tinha referido que não acreditava que as ações da Rússia na Ucrânia representassem um genocídio, como têm vindo a defender as autoridades ucranianas, classificando-as como “crimes de guerra”.
Esta quarta-feira, em que a invasão russa contabiliza o seu 49.º dia, o líder da Chechénia disse que mais de 1.000 fuzileiros ucranianos se tinham rendido na cidade portuária de Mariupol, que tem estado sitiada pelas tropas russas desde o início da guerra.
Ramzan Kadyrov é um apoiante do Presidente russo, Vladimir Putin, e tem destacado muitos dos seus combatentes para combaterem ao lado da Rússia no seu objetivo de “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia.
As autoridades ucranianas, por seu lado, não comentaram até agora as declarações feitas pelo líder checheno no seu canal no Telegram.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zelensky fala no Parlamento português a 21 de abril
{{ noCommentsLabel }}