Simoldes investe 45 milhões em nova fábrica em Espanha

Grupo de Oliveira de Azeméis, que fatura mais de 800 milhões de euros e tem 6.500 trabalhadores, constrói terceira unidade de injeção de plásticos em Espanha para abastecer indústria automóvel.

A Simoldes vai construir uma nova fábrica em Espanha para fornecimento da indústria automóvel, com o grupo de Oliveira de Azeméis a prever um investimento total de 45 milhões de euros neste projeto industrial.

A instalar em Ólvega, na província de Sória, pertencente à comunidade de Castela e Leão, a primeira fase desta nova unidade fabril vai envolver um investimento de 20 milhões de euros e a criação de entre 150 e 200 postos de trabalho.

Esta nova unidade da Simoldes Plásticos — a empresa do grupo dedicada à injeção de peças em plástico, criada em 1981 e atualmente administrada por Domingos Pinto — vai abastecer componentes para fábricas de automóveis localizadas em Martorell (Barcelona), Pamplona e Saragoça.

Stellantis (Citroën, Peugeot, DSAutomobiles, Opel), aliança Renault Nissan Mitsubishi, Grupo VW (Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Škoda), BMW, Toyota, Scania e Mercedes-Benz são os principais clientes da Simoldes Plásticos, que fora do ramo automóvel fornece marcas como a Amtrol-Alfa, Dorel, Cotesi, DS Smith, Bodum ou Hexagon.

Com abertura prevista até 2024, esta será a terceira empresa do grupo nortenho no país vizinho e a 25ª a nível global. A multinacional fundada em 1959 por António da Silva Rodrigues, um dos homens mais ricos de Portugal, é também fabricante de moldes de injeção, exporta 95% da produção e tem presença direta em nove países.

António da Silva Rodrigues recebeu António Costa na fábrica da Simoldes em Oliveira de AzeméisJOSÉ COELHO/LUSA 29 Maio, 2015

Uma dezena de fábricas estão situadas em Portugal, onde emprega metade dos perto de 6.500 funcionários do grupo. Vai passar a ter três em Espanha, está neste momento a construir a segunda unidade na Polónia (na cidade de Zory, num investimento a rondar os 27 milhões de euros) e tem outras na França (2), Alemanha, República Checa (2), Marrocos, Brasil (3) e Argentina.

Nos planos do grupo oliveirense, que fatura mais de 800 milhões de euros por ano e tem o grosso das vendas assente na componente de injeção de plásticos, está ainda a expansão industrial da Simoldes Plásticos para outras três novas geografias — Roménia, México e Estados Unidos da América –, a completar num horizonte de três anos.

No caso da nova fábrica na localidade espanhola de Ólvega, a 120 quilómetros de Saragoça, a confirmação do investimento aconteceu “depois de oito anos de um trabalho demorado, muitas negociações e muito esforço de todas as partes, entre o investidor, a autarquia e a Junta de Castela e Leão”, como destacou o responsável regional com a pasta da Economia e da Competitividade, Carlos Martín Tobalina, citado pela imprensa local.

Depois de oito anos de um trabalho demorado, muitas negociações e muito esforço de todas as partes, podemos confirmar com satisfação que a Simoldes decidiu implantar esta unidade produtiva.

Carlos Martín Tobalina

Vice-ministro da Economia e Competitividade da Junta de Castela e Leão

Na sessão de apresentação do projeto, realizada em Espanha e onde estiveram presentes António da Silva Rodrigues e o filho Rui Paulo Rodrigues, vice-presidente do grupo português, também a autarca de Ólvega, Elia Jiménez, aludiu a “negociações que foram duras e prolongadas no tempo” e que envolveram “todos os instrumentos disponíveis e aplicáveis ​​a este tipo de investimento”, mas que “acabaram por dar os seus frutos”.

Com o objetivo de reforçar a aposta na inovação, no verão de 2021, a “private equity” C2 Capital Partners (ex-Capital Criativo) injetou cerca de 15 milhões de euros na Simoldes. A consultora Clearwater International avançou que esse investimento direcionado às divisões de ferramentas e de plásticos iria focar-se em “projetos de I&D para melhorar a posição do grupo no mercado mundial através de produtos inovadores e de maior valor acrescentado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Simoldes investe 45 milhões em nova fábrica em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião