Elon Musk lança OPA hostil de 43 mil milhões pelo Twitter

Homem mais rico do mundo propõe pagar um prémio de 54% pelas ações da rede social, numa operação hostil avaliada em 43 mil milhões de dólares.

Elon Musk lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para adquirir 100% das ações do Twitter. Dias depois de ter anunciado a aquisição de uma posição de 9,2% na empresa, tornando-se no maior acionista da empresa, o homem mais rico do mundo propõe agora pagar 54,20 dólares por cada título, em dinheiro, o que representa um prémio de 54% em relação preço das ações em 28 de janeiro, segundo a Bloomberg.

A oferta foi submetida esta quinta-feira à SEC, o regulador dos mercados nos EUA, e surge depois de, em 4 de abril, aquele que também é o CEO da Tesla ter revelado a compra de 9,2% da rede social. “Fiz uma oferta”, escreveu o gestor num tweet.

Uma mensagem que acompanha a oferta lança alguma luz sobre as intenções do norte-americano: “Como indiquei no fim de semana, acredito que a companhia deve ser privada e passar por alterações que têm de ser feitas. Depois de pensar nisto nos últimos dias, decidi que quero adquirir a empresa e tirá-la da bolsa”, escreve Musk, referindo que o preço de 5,40 dólares por ação é a sua “melhor oferta”.

Musk é um ávido utilizador da plataforma, onde conta com mais de 80 milhões de seguidores, um número próximo daquele que o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, tinha antes de ser banido no início de 2021.

Na mensagem, Musk diz ainda que a OPA tem “um preço alto” e vaticina que “os acionistas vão amá-la”. “Se o negócio não funcionar, tendo em conta que eu não tenho confiança na gestão nem acredito que consiga conduzir às alterações necessárias [com a empresa] na bolsa, então terei de reconsiderar a minha posição como acionista”, remata.

O Twitter já veio reagir à OPA, confirmando “ter recebido a oferta não solicitada e não vinculativa de Elon Musk” e adiantando que “o Conselho de Administração do Twitter vai examinar com atenção a oferta para determinar a linha de conduta que considera melhor servir os interesses da empresa e de todos os acionistas“.

Musk contratou o banco Morgan Stanley para o apoiar nesta operação. A Bloomberg nota que o preço que propõe pagar por ação (54,20 dólares) inclui o número 420, que é uma referência implícita à canábis na cultura moderna. Ora, Musk é conhecido por este tipo de referências — por exemplo, os quatro modelos de automóveis da Tesla (S, E, X, Y) foram assim concebidos para formular a palavra sexy. 420 dólares foi também o preço que Musk disse que pagaria por cada ação da Tesla em 2018, quando disse no Twitter que estava a considerar tirar a fabricante da bolsa, com “financiamento assegurado”, o que, mais tarde, se provou ser falso.

Musk chegou a estar na calha para entrar no Conselho de Administração da empresa. No entanto, num revés inesperado, o gestor recusou juntar-se ao board, depois de, no fim de semana passado, ter publicado várias mensagens a criticar a política de moderação de conteúdos da plataforma. Musk propôs ainda, em tom irónico, converter a sede da empresa num albergue para pessoas sem-abrigo, “porque ninguém aparece [para trabalhar] de qualquer forma”.

Apesar do valor da operação, a compra do Twitter representa apenas uma curta fração do seu património líquido. A sua fortuna é atualmente avaliada em 260 mil milhões de dólares, o que compara com os 37 mil milhões de dólares de capitalização bolsista da rede social, nota a Bloomberg.

Musk diz-se um fundamentalista da liberdade de expressão. Já enquanto maior acionista do Twitter, o empreendedor promoveu uma sondagem na plataforma para aferir, em linhas gerais, se os utilizadores consideravam que o Twitter era favorável à liberdade de expressão. Outra das bandeiras do multimilionário é a proposta para que seja criado um botão que permita editar as mensagens depois de publicadas.

(Notícia atualizada às 13h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk lança OPA hostil de 43 mil milhões pelo Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião