Lisboa: Metro deve chegar à Estrela e a Santos

  • Rita Atalaia
  • 3 Outubro 2016

O metro de Lisboa pode vir a ter duas novas estações: na Estrela e em Santos. A ligação entre a linha que hoje termina no Rato e que acaba no Cais do Sodré é um dos cenários estudados pelo Governo.

O Governo está a estudar a hipótese de ligar a linha de metro que termina hoje no Rato e que acaba no Cais do Sodré e, com isto, criar duas novas estações: na Estrela e em Santos. O presidente da Transportes de Lisboa diz que este foi o cenário “mais trabalhado, mais debatido” com o Ministério do Ambiente.

O jornal Público noticia que Tiago Farias disse que a decisão cabe ao Executivo, mas sinalizou que há uma maior tendência para esta solução. O gestor disse ao jornal que a “ideia que tenho é que esse será o caminho da decisão”. O responsável relembrou também que a orientação do Governo sempre foi no sentido de fazer crescer a rede “para dentro e não para fora”.

Aposta na eficiência ambiental

Para além da expansão da rede de metro, está a ser trabalhada uma candidatura a fundos comunitários para renovar e aumentar a eficiência ambiental na frota da Carris. O jornal adianta que o presidente da empresa disse que esse passo deverá ser dados “em breve”. Com este projeto, pretende-se comprar perto de 250 veículos ao longo de três anos, incluindo elétricos.

Tiago Farias diz ainda que isto deve representar um investimento de 50 milhões de euros e que a primeira viatura elétrica será testada na “segunda quinzena de outubro”.

Quando regressam os bilhetes do metro?

O presidente da Transportes de Lisboa disse que há balcões de atendimento abertos em todas as estações para a venda de bilhetes e que em novembro estará disponível a tecnologia que permitirá ler outro tipo de cartões diferentes dos que são usados pelos clientes. Desta forma, a OTLIS, que fornece os cartões do metro, poderá produzi-los noutras fábricas e evitar quebras de stock.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa: Metro deve chegar à Estrela e a Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião