5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A discussão sobre o eventual corte dos fundos comunitários a Portugal e o acompanhamento da situação do Deutsche Bank serão alguns dos principais temas que os investidores devem ter hoje em atenção.

Estrasburgo analisa corte aos fundos comunitários de Portugal

Esta segunda-feira, arranca em Estrasburgo a segunda parte do debate sobre a aplicação de eventuais sanções a Portugal por incumprimento das metas do défice. A discussão que avaliará a possibilidade da suspensão dos fundos estruturais a Portugal ganha especial relevância tendo em conta que se realiza a escassos dias da apresentação da proposta de Orçamento do Estado de 2017. A discussão começa às 17:00.

E agora Espanha?

A demissão de Pedro Sanchez da liderança do PSOE, em Espanha, durante o fim de semana, poderá ajudar a resolver o impasse em torno da formação de um novo governo. Será importante acompanhar as novidades em torno deste tema ao longo do dia de hoje, bem como a forma como os investidores irão reagir.

Deutsche Bank na linha de fogo

Os últimos dias têm sido marcados pela instabilidade em torno do Deutsche Bank e do sistema financeiro europeu, em geral. Na última sexta-feira, o banco germânico beneficiou de algum alívio da pressão, depois de ter sido noticiada a possibilidade da multa de 12,5 mil milhões de euros (14 mil milhões de dólares) de que é alvo nos EUA pela venda de ativos imobiliários de baixa qualidade durante o subprime poder vir a ser cortada para menos de metade. As ações do Deutsche Bank acabaram por terminar a última sessão a disparar 6,39%, naquele que foi o melhor registo em seis meses. Será importante acompanhar a evolução do título na sessão de hoje.

Será que a vitória do Brexit fez danos na economia?

São divulgados hoje dados do índice PMI da indústria na Zona Euro, mas também no Reino Unido, relativos a setembro. No caso do Reino Unido a divulgação deste dado poderá ser importante para avaliar eventuais danos resultantes do voto favorável ao Brexit no referendo de 23 de junho deste ano. O Banco de Inglaterra sinalizou um novo corte das taxas de juro em novembro, mas caso o PMI saia muito positivo poderá mudar os planos do banco central.

Produção fabril nos EUA avaliada

A saúde da economia dos EUA volta a estar no radar dos investidores. Hoje o “Institute for Supply Management” divulga dados sobre a produção fabril em setembro na maior economia do mundo. A expectativa do mercado vai no sentido de uma estagnação após a contração que ocorreu no mês anterior, reforçando a debilidade que tem afetado este setor nos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião