Bank Millennium obtém maiores lucros de sempre

  • ECO
  • 3 Março 2017

O banco polaco registou lucros de 160 milhões de euros. Foi o melhor resultado de sempre da instituição controlada pelo banco liderado por Nuno Amado.

O Bank Millennium aumentou os lucros no último ano. Os resultados líquidos ascenderam a 160 milhões de euros, um crescimento expressivo face ao ano anterior que permitiu ao banco controlado pelo BCP atingir um valor recorde. Este desempenho vai dar um impulso às contas do banco liderado por Nuno Amado.

Os resultados líquido ascenderam a 701 milhões de zloty, o equivalente a 160,3 milhões de euros. “É um aumento de 28,3% face ao mesmo período do ano anterior, o valor mais elevado na história do banco”, refere a instituição detida em 50,1% pelo BCP, que consolida estes resultados de forma integral nas suas contas. O BCP apresenta resultados esta segunda-feira, 6 de março.

Excluindo o novo imposto sobre o setor bancário (um custo de 39,8 milhões de euros), bem como eventos extraordinários (como as operações Visa e provisões realizadas no segundo trimestre de 2016), os resultados líquidos ascenderam a 695 milhões de zloty, ou 158,8 milhões de euros. Este valor compara positivamente (mais 4,1%) com os 152,5 milhões de 2015.

Mais crédito, menos comissões

O banco salienta que no último ano o produto bancário aumentou 23%, em termos anuais. A margem financeira subiu 10%, face ao mesmo período do ano anterior, enquanto as comissões líquidas diminuíram 2,5%, em termos anuais, “mas apresentaram um contínuo crescimento desde o segundo trimestre”.

O Bank Millennium apresentou rácio entre créditos e depósitos abaixo de 84%, sendo que os níveis de incumprimento nos empréstimos mantêm-se baixo. O “rácio de crédito com imparidade é de 4,5%”, sendo de 2,5% no caso do crédito à habitação, nota a instituição em comunicado enviado à CMVM.

Rácios? Elevados

Perante estes resultados, o Bank Millennium manteve rácios de capital elevados. A instituição nota nas contas referentes a 2016 que o rácio de capital total consolidado está em 17,4% e rácio core Tier 1 é de 17,3%. São níveis que o banco diz serem “confortáveis para o cumprimento dos requisitos regulamentares de capital”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bank Millennium obtém maiores lucros de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião