Hoje nas notícias: Horta Osório, Impostos e SEF

  • ECO
  • 20 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Uma sondagem revela que 91,8% dos inquiridos defendem que o Governo deveria baixar os impostos sobre os combustíveis. A guerra na Ucrânia ameaça a avaliação do rating português, apesar das projeções confiantes das agências de notação financeira. António Horta Osório, que recentemente se demitiu do Credit Suisse, afirma numa entrevista ao Público que Portugal tem “falta de ambição”. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

“Portugal tem falta de ambição”, diz António Horta Osório

O banqueiro português António Horta Osório considera que “Portugal tem falta de ambição”, questionando “porque é que, como país, estamos satisfeitos com um rendimento médio de 1100/1200 euros por mês?”. Para Horta Osório, devem ser criadas “condições de investimento nos setores de ponta” e os recursos “devem ser sobretudo alocados ao setor privado”, apesar de o Estado ter um “papel importante de regulação e de assegurar que não há abusos nem externalidades”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Esmagadora maioria dos portugueses quer menos impostos sobre os combustíveis

Segundo uma sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios, 91,8% dos portugueses defende que o Governo deveria descer os impostos sobre os combustíveis, de modo a reduzir os preços cobrados aos automobilistas. Apenas 3,9% dos inquiridos se mostraram contra um corte na tributação sobre gasóleo e gasolina. Além disso, 78% entende que a escalada de preços se deve também a erros de governação e não apenas à guerra na Ucrânia, enquanto 15,6% culpam o conflito. A grande maioria (84,9%) defende ainda que o Executivo deveria adotar mais medidas para diminuir as consequências do custo dos combustíveis.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Inflação gerada pela guerra pressiona rating

As principais agências de notação financeira consideram que Portugal deverá conseguir reduzir o peso da dívida na economia, segundo as metas apresentadas pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Contudo, alertam para os riscos que a guerra na Ucrânia poderá implicar no país, nomeadamente na escalada dos preços, que pode levar o Governo a intensificar ou prolongar os apoios para combater a inflação, colocando em risco a confiança das agências de rating.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível)

GNR pediu alteração à lei de extinção do SEF para tirar competências à PSP

A GNR entregou ao gabinete do novo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, uma proposta de alteração à lei que define a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para que fique também responsável pelo controlo fronteiriço nos terminais de cruzeiros, função que o diploma, aprovado a 12 de novembro de 2021, atribui à PSP. No entender da GNR, como é já responsável pelas “fronteiras marítimas”, não faz sentido que os terminais de cruzeiros sejam excluídos das suas competências.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Ministério Público recebe queixa de escravatura de 200 moldavos em Serpa

A GNR confirma que reencaminhou para o Ministério Público (MP) uma denúncia sobre a alegada escravatura de 200 moldavos no concelho de Serpa, distrito de Beja. Segundo o jornal Inevitável, há possibilidades de a máfia moldava estar por trás. Sobretudo desde que foram denunciadas as condições precárias e ilegais em que vivem milhares de imigrantes em Odemira, a região do Alentejo tem sido notícia pelo elevado fenómeno migratório que levanta suspeitas, entre outras, de tráfico de seres humanos.

Leia a notícia completa no Inevitável (ligação indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Horta Osório, Impostos e SEF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião