Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute arranca em Carcavelos

Em três anos, a Nova SBE já acelerou mais de 200 startups e incubou outras 70 que angariaram mais de 50 milhões de euros e criaram mais de 300 empregos.

A Nova SBE, a Fundação Alfredo de Sousa e a Fundação Haddad inauguram esta quarta-feira o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, em Carcavelos. O centro quer ser “líder em empreendedorismo na Europa.”

“Dada a aposta no desenvolvimento de uma mentalidade inovadora e assente na colaboração, fortemente estimulada por projetos e pela curadoria de mentores empresariais de topo, os nossos alunos e ex-alunos são profícuos em criar empreendimentos impactantes nas mais diversas indústrias”, destaca Euclides Ferreira Major, diretor Executivo do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, citado em comunicado.

“Nos seguros temos como uma das referências a Lovys, uma das principais insurtech europeias, e no turismo os Indie Campers, um dos líderes no setor do autocaravanismo com presença em toda a Europa e agora nos EUA”, exemplifica.

“Nem todos os alunos vão criar uma empresa, mas todos eles beneficiarão da mentalidade empreendedora: desafiar o status quo, lutar pela inovação, correr riscos, procurar oportunidades, aprender com o fracasso e ser um forte team player onde quer que se encontre”.

Instalado no campus da universidade em Carcavelos, o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute detém uma área de 300 m2, que inclui um espaço de cowork, outro de team work, um brainstorming corner, espaço para eventos com um ecrã gigante, cabines acústicas e outros espaços de trabalho, descreve a universidade. O espaço conta com o apoio financeiro da Fundação Haddad, informa a escola, sem adiantar o valor desse apoio.

Nova SBE já acelerou mais de 200 startups

Com a mudança da escola para Carcavelos, ao longo dos últimos três anos, a Nova SBE lecionou e trabalhou programas específicos de empreendedorismo com mais de mil alunos, tendo desenvolvido projetos com várias universidades parceiras em todo o mundo, desde a Insper, no Brasil, à London School of Economics. A escola acelerou mais de 200 startups e incubou outras 70 que angariaram mais de 50 milhões de euros e criaram mais de 300 empregos, segundo dados avançados pela instituição de ensino.

O novo centro pretende “imprimir um novo ritmo à inovação, aprendizagem e criação de novos negócios na academia” sendo que, todos os semestres, “há pelo menos 50 alunos a dedicarem-se à criação dos seus próprios negócios“, destaca a Nova SBE.

“Graças à estreita cooperação com o, também recém-inaugurado, Nova SBE Innovation Ecosystem (iECO) será possível fomentar ainda mais sinergias entre a academia, os seus alunos, as empresas parceiras e as startups incubadas no campus, que agora se podem fixar permanentemente no local e beneficiar de um ambiente que valoriza ativamente o desenvolvimento de competências empreendedoras nas atuais e futuras gerações”, refere ainda.

Programas de estágio de verão, onde os alunos serão desafiados a integrar startups e enfrentar desafios específicos como a expansão internacional, projetos de trabalho de empreendedorismo aplicado e laboratórios de campo, bootcamps e sessões de pitch, web3 debates e experimentação, são algumas das iniciativas previstas serem lançadas pelo instituto, em parceria com o iECO.

“O instituto apoiará também a investigação de alta qualidade e o mindset de liderança no empreendedorismo, escalada de negócios, governance empresarial e companhias de alto crescimento”, refere a Nova SBE.

Já este verão está prevista a organização da primeira conferência académica de empreendedorismo, o desenvolvimento de case studies e barómetros, assim como o apoio a iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino, focando na sua sustentabilidade e impacto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute arranca em Carcavelos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião