Tempestade de ideias da universidade vale quatro prémios

Sexta edição da maratona universitária de programação reuniu mais de 150 estudantes e distinguiu projetos nas áreas da conectividade, energia, saúde e responsabilidade social.

Mais de 150 estudantes universitários de todo o país participaram numa tempestade de ideias no último fim de semana. A sexta edição da maratona universitária de programação TecStorm, organizada pelos alunos do Instituto Superior Técnico (IST) atribuiu um total de 10 mil euros (2500 euros por vencedor) em prémios para os melhores projetos nas áreas da conectividade, energia, saúde e responsabilidade social.

Durante três dias, foram finalizados 28 projetos tecnológicos nas instalações da Fundação Champalimaud, em Lisboa. Inicialmente, foram reunidas mais de 580 inscrições de alunos.

Seguem-se os vencedores por categoria:

  • Conectividade – Mantis – passadeira inteligente automatizada, conectada e sincronizada que torna as passadeiras para peões mais seguras;
  • Energia – Ecopod – dispositivo equipado com sistemas elétricos e mecânicos que potenciam a utilização dos recursos naturais à sua volta, transformando-os em energia elétrica verde;
  • Saúde – SEHT – plataforma digital para melhoria do transporte hospitalar que faz a gestão do transporte de pacientes não urgentes para evitar o uso inadequado de ambulâncias;
  • Responsabilidade Social – Seeds4Kids – (horta doméstica inteligente que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade.

A competição TecStorm é promovida, desde 2017, pela Júnior Empresa Junitec – Júnior Empresas do IST.

(Notícia corrigida às 15h08: a competição contou com estudantes universitários de todo o país e não apenas do Instituto Superior Técnico, como referia a versão original do artigo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tempestade de ideias da universidade vale quatro prémios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião