Gasolina deverá descer 11 cêntimos e gasóleo 10 esta segunda-feira

Estava previsto um aumento dos preços dos combustíveis à boleia do brent, mas a redução da carga fiscal anula totalmente esta subida.

Quando for a bomba atestar o carro esta segunda-feira, os combustíveis estarão mais baratos. Deverá pagar menos 11 cêntimos por litro de gasolina e dez cêntimos de gasóleo, já que entrou em vigor a descida mais agressiva do ISP, equivalente à redução da taxa de IVA de 23% para 13%. Essa baixa do ISP é compensada, em parte, pelos aumentos ditados pela cotação do Brent do Mar do Norte, que rondam os quatro cêntimos, segundo adiantou ao ECO uma fonte do setor.

A carga fiscal sobre os combustíveis resultaria numa redução de 15 cêntimos em cada litro de gasolina simples 95 e menos 14 cêntimos em cada litro de gasóleo simples. Esta alteração resulta da aplicação das medidas excecionais e temporárias de resposta ao aumento dos preços dos combustíveis que passam pela redução do ISP equivalente a uma descida da taxa de IVA de 23% para 13%.

No entanto, o preço final não deverá cair tanto. Tendo em conta os valores da cotação do Brent do Mar do Norte, que serve de referência para os preços dos combustíveis na Europa, mas também a desvalorização do euro face ao dólar, na segunda-feira os preços do gasóleo e gasolina deveriam subir cerca de quatro cêntimos.

Apesar do aumento dos preços dos combustíveis previsto à boleia do brent, e que se agravou face às cotações de quinta-feira, a redução da carga fiscal anula totalmente esta subida. Assim, descontando esta subida à redução do ISP, a baixa deverá então rondar os 11 cêntimos na gasolina e 10 cêntimos de gasóleo.

Ou seja, de acordo com os preços médios divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia, um litro de gasóleo (o combustível mais popular entre os portugueses) vai descer para 1,824 euros e o litro de gasolina simples 95 vai descer para 1,86.

Ao contrário das semanas anteriores, o Governo não avançou com nenhuma previsão de variação dos preços dos combustíveis mas não fez mais mexidas no ISP para além da redução prevista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina deverá descer 11 cêntimos e gasóleo 10 esta segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião