Galp cede mais de 5% após apresentar contas e pressiona bolsa de Lisboa

Ações da petrolífera nacional estão sob intensa pressão vendedora depois de ter apresentado resultados trimestrais que saíram abaixo do esperado pelo mercado.

A Galp está sob pressão vendedora no arranque da sessão em Lisboa, com as ações a cederem mais de 5% depois de a petrolífera portuguesa ter apresentado resultados do primeiro trimestre que saíram abaixo do esperado.

O lucro foi de 155 milhões de euros, seis vezes mais do que há um ano, mas 10% abaixo das previsões dos analistas do BPI devido a mais encargos financeiros e com impostos, enquanto o EBITDA subiu 70% para 869 milhões de euros, também defraudando as expectativas do mercado.

As ações da companhia liderada por Andy Brown estão a cair 5,58% para 10,67 euros, no pior desempenho da bolsa de Lisboa, que também acordou em terreno negativo. O PSI desliza 0,76% para 5.819,67 pontos.

Galp sob pressão

Nove das 15 cotadas do principal índice estão a negociar abaixo da linha de água, com a Nos e os CTT a recuarem mais de 1% e os pesos pesados EDP Renováveis e Jerónimo Martins a caírem ligeiros 0,2%.

Por seu turno, o BCP avança 1,38% para 0,1474 euros e a EDP soma 0,57% para 4,373 euros, desempenhos que travam maiores perdas na praça portuguesa.

Lisboa diverge dos ganhos na Europa, com os investidores animados com resultados empresariais positivos, como da petrolífera britânica BP (lucro avançou para 6,5 mil milhões de dólares) e do banco francês BNP Paribas (lucro disparou quase 20%). Neste cenário, o índice de referência europeu Stoxx 600 avança 0,52% e praças importantes como Madrid, Paris, Frankfurt e Milão estão em alta entre 0,5% e 0,8%.

As subidas das ações europeias surgem depois do flash-crash na segunda-feira, causado por uma única ordem de venda dada pelo banco americano Citigroup envolvendo erros de cálculo num índice do Nasdaq relacionados com empresas suecas. O índice de Estocolmo OMX chegou a cair 8% numa queda de apenas cinco minutos, mas recuperou parte das perdas e fechou com uma descida de 1,7%.

(Notícia atualizada às 8h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp cede mais de 5% após apresentar contas e pressiona bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião