Negócio de 4,4 mil milhões cria gigante europeu da indústria de fundos

O acordo celebrado entre a maior seguradora escocesa e a gestora de ativos dá origem a uma das maiores gestoras europeias de fundos. Ações das duas empresas disparam na Bolsa de Londres.

A indústria de fundos de investimento vai ter um novo gigante. A seguradora escocesa Standard Life acordou desembolsar 3,8 mil milhões de libras (cerca de 4,4 mil milhões de euros) para adquirir a gestora de ativos Aberdeen Asset Management, um negócio que dará origem a uma das maiores gestoras de fundos a nível europeu. As duas empresas serão conjuntamente responsáveis pela gestão de 660 mil milhões de libras em ativos (mais de 763 mil milhões de euros) de acordo com a Bloomberg. As ações das duas empresas disparam na Bolsa de Londres.

Os termos do acordo celebrado entre as duas empresas escocesas preveem que os acionistas da Standard Life fiquem com uma participação de 66,7% na nova empresa, segundo uma declaração conjunta divulgada esta segunda-feira. Já os investidores da Aberdeen recebem 0,757 ações ordinárias da nova Standard Life por cada ação que já detêm. Assim, a Aberdeen fica avaliada em 3,8 mil milhões de libras, ou 4,3 mil milhões de euros. Os termos do acordo agora revelados são os mesmos que tinham sido anunciados a 4 de março, aquando do início das negociações, segundo explica a Bloomberg.

O acordo celebrado entre as duas empresas é o mais recente passo da indústria de gestão de ativos no sentido de combater a fuga dos investidores para fundos passivos low-cost. Há três anos consecutivos que a Aberdeen sofre resgates líquidos, uma fuga que levou a administração da gestora a congelar salários e reduzir custos de forma a garantir a rentabilidade.

A nova empresa resultante deste casamento escocês terá Keith Skeoch, presidente da Standard Life, e Martin Gilbert, presidente da Aberdeen, como co-CEO. “Acreditamos firmemente que podemos tirar partido da força do negócio atual negócio da Standard Life ao combiná-lo com a Aberdeen no sentido de criar uma das maiores gestoras de ativos do mundo e distribuir um valor significativo a todos os nossos acionistas”, refere Keith Skeoch, em comunicado, citado pela Bloomberg.

As ações das duas empresas arrancaram em forte alta na sessão desta segunda-feira na Bolsa de Londres. Os títulos da Standard Life seguem a valorizar 5,81%, para as 4,005 libras, depois de terem chegado a disparar 9,62%. Já as ações da Aberdeen Asset Management somam 4,54%, para as 2,994 libras, depois de terem chegado a ganhar 8,24%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negócio de 4,4 mil milhões cria gigante europeu da indústria de fundos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião