Nos afunda 7% e já vale menos de 5 euros

Ações da Nos estão a afundar esta segunda-feira para o valor mais baixo dos últimos dois anos. Desde janeiro de 2015 que não valiam menos de 5 euros. Falta de visibilidade pressiona operadora.

Intensificou-se a pressão vendedora sobre das ações da Nos. Estão a afundar quase 7% para o valor mais baixo dos últimos dois anos. A operadora apresentou resultados acima do esperado, aumentou dividendo. Mas a falta de visibilidade em torno do futuro da empresa liderada por Miguel Almeida está a pressionar os títulos.

As ações tombam 6,94% para 4,992 euros, o valor mais baixo desde janeiro de 2015. Cedem depois de Miguel Almeida, CEO da operadora, não ter adiantado grandes novidades a propósito das perspetivas futuras para a empresa, algo que os analistas criticaram por trazer “pouca visibilidade” sobre a empresa.

“A Nos realizou a sua conferência de resultados e, no geral, ficamos algo desapontados, em particular com a falta de quantificação das perspetivas para 2017 e com a mensagem da administração da Nos de que não está confortável para estabelecer uma política de dividendo para vários anos, o que à luz do perfil de geração de caixa que prevemos para o grupo representaria um importante gatilho para as ações”, refere o Haitong. “Em cima disso, a falta de confirmação em relação à data da atualização do plano estratégico não não ajuda”, acrescentaram os analistas do Haitong.

Sentimos que a administração foi evasiva nos comentários sobre as perspetivas para 2017. (…) Percebemos que a empresa possa estar a rever a sua estratégia e por essa razão alguma das mensagens deverão ser transmitidas num evento apropriado, mas a falta de visibilidade a curto-prazo não ajuda”, frisou ainda o ex-Besi.

Também o CaixaBI ficou surpreendido com o facto de a conferência com os analistas não ter adiantado novidades sobre uma eventual update na estratégia.

O PSI-20, o principal índice português perde 1,02% para 4.613,27 pontos, sendo a Nos a que mais cai em Lisboa. Também as unidades de participação da Caixa Montepio caem mais de 5% para 0,44 euros. Entre os pesos pesados, a Galp e a Jerónimo Martins recuam 0,89% e 0,42%, respetivamente.

Nos afunda na bolsa

A Nos fechou o ano de 2016 com um lucro de 90,4 milhões de euros, valor suportado no crescimento do número de clientes, que atingiu um recorde de subscrições. Sob proposta da administração a ser aprovada em assembleia geral, os acionistas vão receber um dividendo de 20 cêntimos, mais do que no ano passado.

(Notícia atualizada às 9h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos afunda 7% e já vale menos de 5 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião