Petróleo cai pelo segundo dia pressionado pela China

Confinamentos na China por causa da nova vaga da pandemia de Covid-19 aliviam preços do barril de petróleo pelo segundo dia seguido. Brent caiu mais de 2%.

Os preços do petróleo recuam pelo segundo dia seguido na Europa, com o brent a ceder mais de 2%, pressionados pelos confinamentos na China por causa da Covid-19, que poderão aliviar a procura global por energia, enquanto a União Europeia (UE) prepara um embargo ao petróleo russo.

Em Londres, o barril de brent para entrega a 20 de maio desvalorizou 2,28% para 105,13 dólares, depois de o preço ter caído mais de 1,6% na sessão anterior.

Barril em queda

“O driver positivo tem sido o embargo da UE e quando isso poderá ser anunciado. O driver negativo são os confinamentos na China. Ambos são temas muito importantes”, resumiu o analista Vivek Dhar, da Commonwealth Bank, citado pela Reuters.

Com dezenas de vários casos todos os dias naquela que é a segunda semana da nova vaga, Pequim está a realizar testes em massa aos residentes para evitar um confinamento como teve Shanghai no mês passado. Ainda assim, há várias restrições: os restaurantes na capital chinesa estão encerrados, assim como muitas lojas e as ruas com pouca movimentação esta terça-feira, durante o feriado de cinco dias relacionado com o Dia do Trabalhador.

Na Europa, a Comissão Europeia deverá finalizar os trabalhos em relação ao sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia, e que deverá incluir um embargo ao petróleo russo.

De fora deste embargo deverão ficara Hungria e a Eslováquia, pois ambos países estão muito dependentes do petróleo russo, segundo adiantaram várias fontes europeias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai pelo segundo dia pressionado pela China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião