Galp compra 4,8 gigawatts em projetos de renováveis no Brasil

Acordos com a SER Energia e Casa dos Ventos abrange projetos fotovoltaicos e eólicos em nove estados brasileiros.

A Galp GALP 1,06% chegou a acordo com duas empresas brasileiras para a aquisição de um portfólio de projetos de energia renovável, ainda em desenvolvimento, de até 4,8 gigawatts (GW). A empresa passará a operar também na energia solar no maior país da América do Sul.

O acordo com a SER Energia abrange a aquisição de projetos em desenvolvimento com capacidade total máxima de 4,6 GW de centrais fotovoltaicas em todo o Brasil. A este soma-se a compra de um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento no Nordeste do Brasil, à Cada dos ventos. Os valores envolvidos nas transações não foram revelados.

Estes negócios seguem-se à compra de dois projetos solares em desenvolvimento nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte à SER Energia, com capacidades de 282 MW e 312 MW, em outubro de 2021.

Com este novo pipeline de projetos, o portefólio de energias renováveis ​​da Galp totaliza agora 9,6 GW em várias fases de desenvolvimento no Brasil, Espanha e Portugal, apoiando o plano de aumentar a sua capacidade de energia renovável para 4 GW até 2025 e para 12 GW até 2030″, assinala a empresa em comunicado.

A Galp divulgou esta manhã um elevado crescimento dos lucros no primeiro trimestre, para 155 milhões de euros, impulsionado sobretudo pela produção de petróleo, que beneficiou com a subida do preço da matéria-prima. Os números ficaram, no entanto, abaixo da média das estimativas dos analistas e a ação chegou a cair 5,8% durante esta manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp compra 4,8 gigawatts em projetos de renováveis no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião