Programa Capitalizar Açores recebeu três candidaturas

Como a dotação do programa são 50 milhões de euros, o Banco de Fomento vai manter aberto o aviso enquanto houver dotação disponível para que mais capitais de risco se possam candidatar.

O Banco Português de Fomento recebeu três candidaturas de sociedades gestoras para constituição ou reforço de fundos de capital de risco nos Açores no âmbito do Programa Capitalizar, que representam uma procura de 38,75 milhões de euros.

Mas como a dotação do programa são 50 milhões de euros, o Banco de Fomento vai manter aberto o aviso para que mais capitais de risco se possam candidatar. O aviso permanecerá aberto “enquanto houver dotação disponível para atribuir ou até decisão em contrário da entidade gestora, numa metodologia de first-in-first-served, desde que os potenciais candidatos cumpram as condições de elegibilidade e a avaliação mínima prevista”, explica em comunicado a instituição liderada por Beatriz Freitas.

O Programa Capitalizar Açores visa apoiar a subscrição de fundos de capital de risco para investimento em PME e Mid Caps, incluindo cooperativas e associações, sedeadas na Região Autónoma dos Açores, sobretudo as empresas que mais sofreram com os impactos da pandemia de Covid-19, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação.

À semelhança do Programa Capitalizar do continente — do qual ainda não há resultados de quais as capitas de risco escolhidas entre as 33 que se candidataram –, estas verbas devem “promover o crescimento, expansão e consolidação de projetos empresariais, bem como o desenvolvimento de novas áreas de negócio e novos produtos, através da restruturação dos respetivos modelos de negócio”, assim como a profissionalização e reforço da equipa de gestão dos beneficiários finais sedeados nos Açores, precisa o mesmo comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa Capitalizar Açores recebeu três candidaturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião