Portugal com terceira maior subida em cadeia dos preços na produção industrial
Preços na produção industrial avançam em março na Zona Euro e na UE, com Portugal a registar a terceira maior subida em cadeia (8,4%), ficando apenas atrás da Irlanda (36,1%) e da Grécia (8,8%).
Os preços na produção industrial avançaram, em março, na Zona Euro e União Europeia (UE), com Portugal a registar a terceira maior subida em cadeia (8,4%), segundo dados do Eurostat.
Na Zona Euro, os preços na produção industrial aumentaram 36,8% face a março de 2021 e 5,3% na comparação com fevereiro e, na UE, o indicador subiu 36,5% na variação homóloga e 5,4% em cadeia, segundo o serviço estatístico comunitário.
O setor da produção de energia foi o principal impulsionador das subidas no indicador, tendo os preços disparado 104,1% na Zona Euro e 101,3% na UE face a março de 2021 e, respetivamente, 11,1% e 11,6% na comparação com fevereiro.
Na variação homóloga, os preços na produção industrial subiram em todos os Estados-membros, com particular incidência na Irlanda (106,1%), Roménia (67,6%) e Dinamarca (62%).
Já na comparação com fevereiro, Portugal registou a terceira maior subida (8,4%), depois da Irlanda (36,1%) e da Grécia (8,8%), tendo o indicador recuado apenas na Eslováquia (-1,1%) e se mantido inalterado em Malta.
Os preços na produção industrial aumentaram, em Portugal, 30,9% na comparação com março de 2021.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal com terceira maior subida em cadeia dos preços na produção industrial
{{ noCommentsLabel }}