Lisboa, Futuro. Semana do Empreendedorismo de Lisboa está a chegar

  • ECO
  • 9 Maio 2022

A 11ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa vai acontecer de 16 a 22 de Maio e tem como tema “Lisboa, Futuro”. Investimento, talento e sustentabilidade no empreendedorismo são os motes do evento.

“Lisboa, Futuro” é o tema da Semana do Empreendedorismo de Lisboa que regressa, de 16 a 22 de maio, com vários eventos que juntam as temáticas do investimento, do talento e da sustentabilidade no empreendedorismo.

Os desafios que se colocam a uma cidade — ainda em fase de retoma da pandemia e num contexto de conflito europeu — que procura maximizar a sua eficiência, garantindo que o seu ecossistema é atrativo para empresas e empreendedores se instalarem e crescerem, serão os temas em foco nesta 11.ª edição do encontro.

Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e com a colaboração de todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade, a Semana do Empreendedorismo conta com um programa vasto em eventos presenciais e online, na sua maioria de entrada livre.

A sessão de abertura é já próximo dia 16, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Conta com a presença de Carlos Moedas, presidente da autarquia, Diogo Moura, vereador e, ainda, Nuno Sebastião, comissário para a inovação e tecnologia e CEO da Feedzai, que também irá participar na conversa “Gazelas, unicórnios e outros caminhos para o futuro”, juntamente com o presidente. A moderação fica a cargo de Ana Marcela, jornalista do ECO, onde vai ser possível ouvir responsáveis de algumas das startups de maior crescimento, como Marcelo Lebre (Remote) e Joana Rafael (Sensei).

Financiamento, talento, empreendedorismo e sustentabilidade

Novos modelos de Financiamento e Investimento: Web3, NFTs e Cripto”, “Como angariar fundos para projetos sustentáveis?” e, ainda, “Early Stage Investment and Indico Founders Program” são alguns dos eventos previstos na área do financiamento.

Já no que diz respeito à categoria de talento, competências e emprego, a Semana do Empreendedorismo de Lisboa conta já com 14 eventos, que abordarão temas como high performance, do coaching, do teleworking, da criatividade, entre outros.

O empreendedorismo tem, para já, 23 eventos dedicados a esse tema. Entre eles, destaca-se o lançamento do Hackathome, um evento criado pela Câmara Municipal de Lisboa e desenvolvido pela Startup Lisboa, que desafia os universitários portugueses a criarem soluções inovadoras que procurem dar uma nova vida ao imobiliário inabitado do município.

Destaque ainda para “Lisboa como porta de entrada ao Ecossistema de Negócios Europeu”, evento online organizado pela Atlantic Hub e Invest Lisboa.

A categoria dedicada ao empreendedorismo conta, ainda, com muitas conversas entre empreendedores, que passarão dicas e estratégias que ajudam no crescimento de empresas/pessoas. A captação de talento, a inteligência artificial, o marketing multinível e o coworking são alguns dos temas que irão ser abordados nessas conversas.

A sustentabilidade é outro dos tópicos principais desta semana, que reuniu várias entidades dedicadas ao bem-estar ambiental para abordarem o tema. Entre os tópicos presentes nos eventos desta categoria destaca-se o autoconsumo, a neutralidade carbónica, a economia circular e os veículos sem emissões.

Dentro dos eventos organizados pela Câmara, destaque para o “Lisboa Talent Game”, que acontece no dia 17 de maio, “Um tour Made of Lisboa ao Hub Criativo do Beato”, dia 18, “Business Challenge Tour”, dia 19, e “Lisboa no Caminho da Economia Circular”, dia 20.

Apesar de a agenda do evento ainda estar em construção, a Semana do Empreendedorismo de Lisboa vai ter, no total, mais de 60 eventos de dezenas de parceiros. Estes eventos vão decorrer em vários locais da cidade e são para todos os públicos que pretendam deixar a cidade de Lisboa mais perto do seu futuro.

Todos os interessados em assistir a estes eventos devem fazer a sua inscrição no site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa, Futuro. Semana do Empreendedorismo de Lisboa está a chegar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião