Programa de apoio a edifícios sustentáveis recebeu mais de 106 mil candidaturas

Até esta quarta-feira, tinham sido consideradas elegíveis mais de 26 mil candidaturas, ascendendo a um total de 43,7 milhões de euros. 

A segunda fase do programa apoio a edifícios sustentáveis recebeu mais de 106 mil candidaturas, anunciou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em comunicado. Até esta quarta-feira, tinham sido consideradas elegíveis mais de 26 mil candidaturas, ascendendo a um total de 43,7 milhões de euros.

“Encerrada na segunda-feira, a 2.ª fase do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis recebeu mais de 106 mil candidaturas. Foram consideradas elegíveis até ao final da manhã desta quarta-feira mais de 26 mil candidaturas, que representam um apoio de 43,7 milhões de euros”, informa o gabinete liderado por Duarte Cordeiro, em comunicado enviado às redações.

Entre os maiores motivos para a apresentação de candidaturas constam apoios para “painéis fotovoltaicos, janelas mais eficientes e bombas de calor”.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática destaca ainda que, face “à elevada procura”, o Governo decidiu aumentar a dotação deste programa “em 21 milhões de euros para um total de 96 milhões de euros”, assinala a nota de imprensa.

O Executivo esclarece ainda que o aumento da dotação “vai abranger as candidaturas consideradas elegíveis e submetidas até às 23h59 de 2 de maio”, garantindo ainda celeridade no processo, por forma a “efetuar o pagamento daquelas que forem consideradas elegíveis e, posteriormente, reavaliar o Programa”.

A iniciativa nasceu em 2020, e a procura foi desde o início elevada, o que levou o Governo a avançar com uma segunda fase de candidaturas, que terminou na segunda-feira. Este programa é financiado pelo Fundo Ambiental, através do Plano de Recuperação e Resiliência, com o intuito de permitir uma melhoria do desempenho ambiental e energético das habitações em Portugal, possibilitando às famílias melhorarem o conforto térmico, bem como reduzirem a sua fatura energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de apoio a edifícios sustentáveis recebeu mais de 106 mil candidaturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião