Custos da transição energética podem gerar “revolta”, alerta Durão Barroso
Enquanto responsável do Goldman Sachs International, ex-presidente da Comissão Europeia considerou que "houve complacência e cumplicidade" com a Rússia em matéria de energia.
Acelerar a transição energética pode provocar “revolta” na União Europeia. O alerta foi deixado por Durão Barroso nesta terça-feira, na abertura de uma mesa redonda do banco de investimento Goldman Sachs International, presidido pelo português.
“Temos aqui uma contradição: no médio e longo prazo, toda a gente diz que quanto menos dependentes formos dos combustíveis fósseis melhor. O problema é quão custoso isso vai ser. Há um risco de revolta e a agenda climática pode ser um dano colateral dessa revolta”, sinalizou Durão Barroso durante a mesma redonda.
A “liderança da União Europeia será decisiva” para prevenir que haja uma revolta por causa dos custos da energia, acrescentou o também ex-presidente da Comissão Europeia na abertura da sessão.
Os políticos devem “assumir a situação e explicar” a transição energética numa altura que a Europa enfrenta os efeitos da aceleração da inflação e do aumento dos custos de vida, entende o ex-líder da Comissão Europeia.
Também será necessário “repriorizar os fundos comunitários para a transição energética no próximo quadro comunitário”, com uma “aposta na ciência e tecnologia”, sugeriu Durão Barroso.
Durão Barroso destacou ainda que “é difícil” chegar a um acordo entre as várias potências mundiais em termos de medidas para a transição energética.
O responsável assumiu ainda que “desde os primeiros cortes no fornecimento de gás da Rússia de 2008 e de 2009 pouco foi feito para diminuir a dependência energética do país liderado por Vladimir Putin. “Houve complacência e cumplicidade com a Rússia”, assumiu o agora presidente do conselho de administração do Goldman Sachs International.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custos da transição energética podem gerar “revolta”, alerta Durão Barroso
{{ noCommentsLabel }}