Assis acredita que Costa pode ser “antídoto” da maioria absoluta

  • ECO
  • 12 Maio 2022

Francisco Assis vê no Governo grande vontade de valorização da concertação social, e acredita que António Costa estará empenhado num consenso com os restantes parceiros, apesar da maioria absoluta.

Francisco Assis, o recém reeleito presidente do Conselho Económico e Social (CES), vê no Governo uma grande vontade de valorização da concertação social e mostra-se otimista em relação ao assunto, admitiu em entrevista avançada esta quinta-feira pelo Público e a Renascença. Segundo o ex-dirigente socialista, António Costa pode ainda ser o “antídoto” para os perigos da própria maioria absoluta, tendo em vista a sua valorização dos elementos de “contrapeso” na concertação social enquanto instância independente, esclarece.

Francisco Assis, acredita que António Costa estará empenhado num consenso com os restantes parceiros e reconhece que um dos aspetos positivos do atual Governo é “um horizonte de grande estabilidade para os próximos anos”. Apesar disso, o ex-dirigente aponta como riscos da maioria absoluta a tendência para “ocupar excessivamente o aparelho de Estado”, a tendência para a desvalorização do “papel das oposições” em vários segmentos da sociedade, e a tendência para fazer uma “idolatria do chefe”.

Para Francisco Assis, os perigos da maioria absoluta são aplicáveis “quer seja do PS ou do PSD”, mas considera que hoje existe uma cultura democrática “bastante mais forte” do que o verificado há alguns anos. As negociações da concertação social já arrancaram com o Governo a defender que o acordo sobre rendimentos não será em julho, mas sim no outono, embora Assis espere que seja possível chegar a um acordo sólido nos próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assis acredita que Costa pode ser “antídoto” da maioria absoluta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião