Mesa do recrutador: Susana Rodrigues, head of human resources da Vanguard Properties Portugal

A principal arma que a companhia tem utilizado na guerra pelo talento tem sido o investimento em comunicação, bem como a escuta ativa das pessoas.

Na mesa do recrutador com Susana Rodrigues, Head of Human Resources da Vanguard Properties Portugal - 17DEZ21

A mesa de trabalho de Susana Rodrigues, head of human resources da Vanguard Properties Portugal, deixa antever o livro que tem acompanhado a gestora de pessoas nos últimos tempos e também um dos temas ao qual a empresa mais tempo tem dedicado. “The employer brand: Bringing the best of brand management to people at work”, de Simon Barrow e Richard Mosley, aborda um assunto crítico nos departamentos de recursos humanos: a atração e retenção de talento. Temas que não têm passado ao lado do investidor imobiliário.

“Há todo um trabalho que tem de ser feito em termos de employer branding, sobretudo tendo em conta a nossa dimensão. É um desafio que temos pela frente”, começa por dizer a nova responsável de pessoas da Vanguard Properties Portugal.

Para já, a principal arma que a companhia tem utilizado na guerra pelo talento tem sido o investimento em comunicação. “Muitas pessoas e candidatos conhecem-nos pela nossa comunicação quase diária, muita vez através do LinkedIn e, outras vezes, através da comunicação social”, refere Susana Rodrigues, acrescentando que este é um trabalho contínuo.

Todos os dias há uma coisa nova, temos de ser muito flexíveis e, ao mesmo tempo, fazer transparecer essa flexibilidade às nossas pessoas. Somos os primeiros, muitas vezes o exemplo.

Susana Rodrigues

Head of human resources da Vanguard Properties Portugal

É preciso pensar “como conseguimos ser mais atrativos para as diferentes gerações”, “como vamos alcançar as camadas mais jovens, em especial” e, acima de tudo, “como é que vamos reter as pessoas”. Algo que, para a profissional, passa, sobretudo, por “perceber aquilo que as pessoas precisam e o que querem, para depois nos alinharmos com as suas necessidades”.

Sem detalhar números, Susana Rodrigues adianta que a empresa pretende continuar a reforçar a equipa – que conta, atualmente, com cerca de 50 pessoas – com novas contratações. “Temos neste momento vários processos de recrutamento ativos.”

Consulte as vagas já anunciadas na página de LinkedIn da empresa.

Após dez anos na área da advocacia, no escritório Vieira de Almeida (VdA), onde desempenhou várias funções – começou como técnica de recursos humanos, esteve durante quase dois anos em Moçambique enquanto responsável do lançamento do novo escritório da VdA Legal Partners e passou os últimos quase quatro anos como head of international network & alliances – Susana Rodrigues decidiu embarcar neste novo desafio na Vanguard Properties no último trimestre do ano passado.

Na mesa do recrutador com Susana Rodrigues, Head of Human Resources da Vanguard Properties Portugal - 17DEZ21
Susana Rodrigues assumiu o cargo na Vanguard Properties Portugal em outubro.Hugo Amaral/ECO

Um desafio que não podia recusar: “Motivou-me voltar a enveredar e a abraçar a área dos recursos humanos que, agora, mais do que nunca, precisa de um foco diferente. E eu própria também estava a precisar de um foco diferente e iniciar um percurso de vida distinto”, conta. Começar numa empresa com uma vida ainda curta – a cumprir cinco anos de atividade – reforçou-lhe o entusiasmo. “É muito importante fazer parte de uma estrutura desde o início.”

Humildade, disponibilidade para a formação contínua e capacidade de adaptação são as principais características que, na sua opinião, fazem um bom gestor de pessoas. “Todos os dias há uma coisa nova, temos de ser muito flexíveis e, ao mesmo tempo, fazer transparecer essa flexibilidade às nossas pessoas. Somos os primeiros, muitas vezes o exemplo.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mesa do recrutador: Susana Rodrigues, head of human resources da Vanguard Properties Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião