Estas dez empresas estão a recrutar jovens talentos para estágios

Se tem interesse em candidatar-se, não perca tempo, pois o período de candidaturas termina, em praticamente todas as organizações, ainda em maio.

Está aberta a fase de recrutamento para os programas de estágios de verão. Do setor tecnológico à indústria da energia, passando pelas telecomunicações e ainda pelo retalho, são várias as empresas que já deram o pontapé de saída para os seus programas de formação de jovens talento. Este ano, a maioria dos estágios decorrerá em regime híbrido, mas há também quem tenha decidido voltar ao modelo 100% presencial. O período de candidaturas já começou.

Alguns dos estágios são remunerados, outros oferecem apenas ajudas de custo. A maioria realiza-se em regime de tempo inteiro, mas há também opções para quem prefere um vínculo part-time, como é o caso das ofertas publicadas pelo Lidl. Além disso, há empresas que optaram por desenhar programas de estágio para quem pretende uma duração mais prolongada, caso da Altice, Galp, Volkswagen Digital Solutions e Super Bock.

Nas restantes, os estágios são de verão e iniciam entre junho e julho. Se tem interesse em candidatar-se, não perca tempo, pois o período de candidaturas termina, em praticamente todas as organizações, já no final deste mês. A Pessoas/ECO reuniu uma lista de dez empresas que estão, neste momento, a recrutar.

1. Critical Software

O “Summer Camp” da Critical Software está de volta para dar oportunidade aos jovens universitários de ter o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho. O programa de estágios da empresa especializada em soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos começa a 11 de julho e destina-se a alunos de engenharia e tecnologia. Este ano o modelo de trabalho será híbrido, com idas ao escritório dois a três dias por semana. As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de maio aqui.

“Na Critical Software, acreditamos que a aprendizagem é contínua e pode acontecer em qualquer idade ou momento de carreira. Neste programa, tanto os alunos como os colaboradores partilham perspetivas diferentes, o que torna esta experiência mais enriquecedora para a empresa. Ficamos muito contentes por podermos continuar a contribuir para o desenvolvimento pessoal e curricular destes alunos e manter a nossa relação com as universidades portuguesas”, afirma Filipa Carmo, representante da people management team da Critical Software.

2. Mercer e Marsh

A Mercer e a Marsh também já abriram as candidaturas para a edição de 2022 da iniciativa “Summer Trainees”, um programa aberto a todos os estudantes do ensino superior, existindo preferência por alunos finalistas de licenciatura ou que frequentam mestrado, nomeadamente nas áreas de Economia, Gestão, Matemática, Ciências Sociais e Engenharia. Os estágios irão decorrer nos escritórios da Mercer e da Marsh em Lisboa e no Porto, com início a 1 de julho e fim a 31 de agosto.

Escritórios da Mercer Portugal

“É com enorme alegria que voltamos ao modelo presencial, já que com a pandemia realizámos virtualmente. Cada participante irá ter a oportunidade de frequentar workshops relevantes para o desenvolvimento de competências críticas para o futuro profissional e poderá fazer networking com diferentes perfis, backgrounds e contactar com mercados internacionais. Para nós, é uma experiência muito enriquecedora e temos alguns dos participantes de edições anteriores a trabalhar connosco”, refere Rita Xavier, diretora de people do Grupo Marsh McLennan em Portugal.

As inscrições terminam no dia 22 de maio e podem ser feitas através do formulário online disponível aqui.

3. Inlife

Num setor distinto, a Inlife, a startup portuguesa especializada no arrendamento de alojamento a médio e longo prazo, quer dar a jovens e estudantes a oportunidade de trabalhar no ramo imobiliário, desenvolvendo capacidades na área das vendas, do marketing e das operações, através de estágios de verão remunerados. A startup está até ao fim de maio a receber candidaturas para este programa de estágios de verão, com início em julho e duração de 12 a 14 semanas a tempo inteiro.

Os interessados deverão enviar o currículo para o email dos recursos humanos da Inlife (human.resources@inlifehousing.com) ou proceder à candidatura através do site oficial da marca.

4. Vodafone

O “Vodafone Youth Summer Internships”, o programa de estágios de verão da empresa do setor das telecomunicações, decorre entre junho e setembro, com uma duração até três meses. As candidaturas já estão abertas e terminam no final do mês.

Os estágios são, sobretudo, nas áreas de technology, marketing & commercial, digital, analytics & automation e corporate functions, e, depois de no ano passado terem sido realizados em formato 100% digital, este ano o programa assume um regime híbrido. Mais informações aqui.

5. Lidl

No retalho, o Lidl está à procura de estudantes que queiram realizar um estágio, mas “sem terem de abdicar do verão”. A companhia oferece uma oportunidade de trabalho em regime de part-time, na sede da empresa, em Sintra. “Damos-te a possibilidade de escolheres trabalhar, três dias por semana ou apenas de manhã de segunda a sexta-feira”, lê-se no site da empresa.

Durante o “Lidl Summer Experience”, os participantes vão trabalhar na sede da empresa.Lidl

O “Lidl Summer Up” tem a duração de dois meses e irá decorrer entre os meses de julho e agosto. Há vagas para as áreas de comunicação, controlling, compliance, compras, gestão de projeto, IT, RH (analytics), RH e vendas. Candidaturas aqui.

6. Novo Banco

Quem também já está a recrutar para reforçar as suas equipas com “sangue novo” no verão é o Novo Banco. O programa de estágios da instituição bancária promete “oferecer novas competências”, “enriquecer o currículo” e “ampliar os contactos” dos particpantes. “Irás fazer parte de um departamento ou área específica e terás tarefas definidas. Será aí que poderás dar o teu melhor e mostrar o que tens aprendido na faculdade”, escreve o Novo Banco no site.

Os estágios de verão preveem a atribuição de uma bolsa de estágio (o valor ilíquido, referente a um mês completo de estágio, é de 443,20 euros, acrescido do subsídio de refeição de 9,74 euros por dia). Os interessados têm até 27 de maio para submeter a sua candidatura.

7. Altice

Apesar de em moldes diferentes, a Altice também está a recrutar jovens talento. No entanto, não está à procura de candidatos só para um estágio de verão, pretende que as pessoas fiquem durante 12 meses na companhia, através do programa DarWIN. Em causa estão “jovens de elevado potencial, finalistas das áreas de Engenharia, Tecnologias da Informação, Gestão, Economia e outras similares, dotados de um espírito inovador, empreendedor, dinâmico e ágil”, detalha a Altice.

As candidaturas para a edição de 2022/2023 já podem ser submetidas na área de “Estágios” do site oficial da Altice Portugal.

8. Volkswagen Digital Solutions

Na Volkswagen Digital Solutions (VWDS) decorre uma campanha semelhante para preencher as vagas da “Junior Academy”, um programa de trainees desenhado para integrar recém-graduados no mercado de trabalho e que arranca já em setembro. Dia 17 de maio, às 17h00, o hub tecnológico do Grupo Volkswagen vai realizar um open day virtual para esclarecer dúvidas e dar a conhecer o programa em detalhe.

As candidaturas para as posições de IT service analyst, doftware developer e devOps engineer já estão abertas e os jovens trainees selecionados vão integrar as equipas das três tech units da tecnológica: Application Management Services, que faz o suporte aplicacional de várias marcas e desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen; a MAN Digital Hub, que desenvolve produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais da Marca MAN Truck & Bus; e o Software Development Center, que desenvolve produtos digitais centrados no utilizador.

“Os jovens terão oportunidade de ter uma primeira experiência no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que trabalham com soluções inovadoras e com a mais recente tecnologia que impulsiona as suas carreiras no futuro”, esclarece Mark Jacobi, managing director na Volkswagen Digital Solutions.

9. Super Bock

A empresa portuguesa de bebidas também está receber, até 29 de maio, as candidaturas de recém-diplomados, de diversas áreas de formação, para a integração na quarta edição do programa de trainees “A Super Bock patrocina o teu talento”.

O Super Bock Group pretende acolher entre 15 a 20 novos talentos, num estágio remunerado, com duração de nove meses e início em setembro de 2022.

10. Galp

Na Galp, por sua vez, o programa de estágios tem outras particularidades. O “Galp Integration Program” destina-se a deslocados pela guerra na Ucrânia. A iniciativa, que conta com 50 vagas dedicadas a pessoas impactadas pela guerra, tem como objetivo criar novas oportunidades de carreira em diversas áreas de conhecimento e garantir condições para a integração em Portugal.

A bolsa a atribuir no âmbito do estágio será complementada por subsídio de alimentação e seguro de saúde, abrangendo também o agregado familiar. Se necessário, incluirá ainda apoio na integração em Portugal, como assistência à procura de alojamento e apoio à inclusão de filhos no sistema educativo português.

Os interessados em participar no “Galp Integration Program” poderão inscrever-se aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas dez empresas estão a recrutar jovens talentos para estágios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião