5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Maio 2022

No dia em que duas cotadas do PSI apresentam contas do 1.º trimestre do ano, o dono do BPI divulga o plano estratégico para o período de 2022 a 2024.

A semana arranca com mais resultados financeiros dos primeiros três meses do ano, desta vez do BCP e da Navigator. O CaixaBank, dono do BPI, vai apresentar em Madrid o seu plano estratégico para o próximo triénio, enquanto a sustentabilidade nas finanças será o tema em debate na ESG WEEK. Ainda esta segunda-feira, os transportes também estarão em destaque, com o INE a divulgar os dados do transporte aéreo relativos a março e a ferrovia em foco na Railway Summit.

BCP e Navigator apresentam contas do 1.º trimestre

O Banco Comercial Português, mais conhecido como Millenium BCP, e a Navigator divulgam esta segunda-feira os resultados do primeiro trimestre deste ano. A instituição liderada por Miguel Maya obteve um lucro de 138,1 milhões de euros em 2021, refletindo uma queda de 24,6% face ao ano anterior, e já anunciou que vai distribuir um dividendo de 0,09 cêntimos por ação a partir de 3 de junho. Já a papeleira registou resultados líquidos de 171 milhões de euros em 2021, um aumento de 57% comparativamente aos lucros registados em 2020.

Dono do BPI dá a conhecer plano estratégico 2022-2024

O CaixaBank, dono do banco português BPI, apresenta esta segunda-feira o seu plano estratégico para o triénio de 2022 a 2024. No final de abril, altura em que deu a conhecer os resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano (707 milhões de euros de lucro, mais 21,9% do que em igual período de 2021), o presidente executivo do grupo espanhol, Gonzalo Gortázar, disse que espera já este ano “consolidar o crescimento e continuar a apoiar a economia lado a lado com os [seus] clientes”. O plano estratégico “definirá a direção e a velocidade do banco para os próximos três anos”, acrescentou o dirigente.

Investimento na ferrovia em destaque na Railway Summit

Em dia de greve de 24 horas dos trabalhadores da CP, o Terminal de Cruzeiros de Matosinhos acolhe mais uma edição do Portugal Railway Summit, organizada pela PFP – Plataforma Ferroviária Portuguesa. O evento terá como foco os planos de investimento na ferrovia e os desafios ecológicos do setor e conta com a presença da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e dos presidentes do Metro de Lisboa, Metro do Porto e CP.

Como evolui o transporte aéreo?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta segunda-feira as estatísticas rápidas do transporte aéreo relativas ao mês de março. Em fevereiro, o movimento nos aeroportos nacionais foi de 2,6 milhões de passageiros, um aumento de 877,9% em termos homólogos. No entanto, comparando com fevereiro de 2020 (o mês homólogo antes do início da pandemia), o movimento de passageiros diminuiu 30,5%.

ESG WEEK 2022 debate sustentabilidade nas finanças

A ESG WEEK 2022, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), tem início esta segunda-feira e decorre até ao dia 20 de maio. O evento debate o papel das Finanças Sustentáveis na concretização dos objetivos inerentes ao Pacto Ecológico Europeu, bem como dos compromissos internacionais da União Europeia em matéria de clima e sustentabilidade. Entre os oradores, está o CEO do Banco Montepio, Pedro Leitão, e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião