Direto Turquia não dirá “sim” à entrada da Suécia e Finlândia na NATO
O rublo continua a ganhar valor, aproximando-se de máximos de cinco anos face ao euro. Entrada da Suécia e Finlândia na NATO enfrenta oposição da Turquia.
O rublo é já a divisa com o melhor desempenho este ano, aproximando-se esta segunda-feira de máximos de cinco anos face ao euro. O grupo italiano de energia Eni deverá mesmo avançar com o processo de abertura de uma conta em rublos para pagar pelo gás russo.
Já no que diz respeito à entrada da Suécia e Finlândia na NATO, apesar de vários países terem demonstrado o seu apoio após o anúncio da candidatura oficial, este passo enfrenta oposição da Turquia. O presidente turco avisou que não vai dizer “sim” à entrada dos países.
A primeira-ministra sueca foi esta segunda-feira ao Parlamento para garantir apoio a uma candidatura à NATO. Depois da Finlândia, a possibilidade de alargamento da NATO é condenada em Moscovo que considera a medida “um erro”.
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, admitiu que a Ucrânia poderá ganhar a guerra tendo em conta que a invasão russa não está a decorrer como planeado. A ofensiva na região russa de Donbas está num impasse, uma avaliação corroborada pelos militares britânicos
Esta segunda-feira os preços do brent caíram mais de 1%, mas os preços do trigo disparam depois de a Índia ter proibido as exportações. Desde o início do ano, os preços já subiram mais de 60%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turquia não dirá “sim” à entrada da Suécia e Finlândia na NATO
{{ noCommentsLabel }}