Hoje nas notícias: Sines, corrupção e CGD

  • ECO
  • 17 Maio 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Dentro de dois anos, o Terminal da REN terá um novo depósito de armazenamento que custará 30 milhões e que será parte do novo “hub” do Porto de Sines para reexportar gás natural liquefeito. Em 2021, deram entrada na Polícia Judiciária 705 novos processos de suspeitas de corrupção. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) não tem “a intenção de reforçar a sua participação” no Banco Caixa Geral de Angola (BCGA), além dos 51% que já detém. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Portugal investe 35 milhões em Sines para reexportar gás

Portugal vai criar no Porto de Sines um novo “hub” de reexportação de gás natural liquefeito (GNL), que custará cerca de 35 milhões de euros, de modo a fazer face à extrema dependência da Europa do gás natural russo. O projeto será levado a cabo a vários anos e é composto por diferentes etapas, uma das quais é a construção de um novo depósito de gás no terminal da REN, que poderá demorar até dois anos e custar cerca de 30 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Processos de corrupção disparam 42% e casos por resolver batem recorde

Em 2021, houve um recorde de 909 inquéritos pendentes de casos de corrupção, um número que cresceu 15% face a 2020 e 48% comparativamente a 2017, de acordo com as estatísticas da Direção-Geral de Políticas de Justiça (DGPJ). Só no ano passado, entraram na Polícia Judiciária um total de 705 novos inquéritos para investigar suspeitas de corrupção, representando um aumento de 42% em relação ao ano anterior.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

CGD não vai reforçar posição em Angola, que ganha novos acionistas

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) não tem “a intenção de reforçar a sua participação” no Banco Caixa Geral de Angola (BCGA), além dos 51% que já detém, na sequência da venda dos 25% até aqui nas mãos da Sonangol, de acordo com fonte oficial do banco estatal. Desta forma, não será acionado um mecanismo de direito de preferência, pelo que os 25% da Sonangol serão alienados através de uma Oferta Pública Inicial (OPI).

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Rendeiro era o “pai” dos reclusos da cadeia na África do Sul

João Rendeiro era visto como um líder na prisão de alta segurança de Westville e era chamado de “pai” pelos outros reclusos. Aos amigos, chegou a oferecer presentes, e ainda colocou a advogada, June Marks, a dar aconselhamento jurídico gratuito a outros presos. “O João fez amigos na cadeia. Eles gostavam dele e tratavam-no bem. Pediu-me para comprar presentes especiais para os amigos e ajudá-los”, disse a advogada do ex-banqueiro ao Correio da Manhã.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Infeções entre idosos no nível mais elevado desde o início da pandemia

Numa altura em que arrancou a vacinação com a quarta dose (ou seja, a segunda dose de reforço) para pessoas a partir dos 80 anos e os residentes em lares, as infeções entre idosos estão no nível mais elevado desde o início da pandemia. Portugal voltou a ter excesso de mortalidade para o mês de maio, e os autotestes à Covid-19 voltaram a voar das prateleiras dos supermercados.

Leia a notícia completa no Inevitável (ligação indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Sines, corrupção e CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião