Há 14 casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal

A DGS confirmou a existência de 14 casos de infeção pelo vírus Monkeypox, conhecido por "varíola dos macacos", em Portugal.

As autoridades de saúde confirmaram mais nove casos de infeção pelo vírus Monkeypox, conhecido por “varíola dos macacos”, em Portugal, totalizando agora 14 infeções. Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) adianta ainda que existem mais dois casos suspeitos.

A entidade liderada por Graça Freitas tinha sinalizado, esta manhã, que “foram identificados, neste mês de maio, mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo”. Ao final do dia, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge já tinha confirmado mais nove casos.

A DGS indicou ainda que os casos são “na maioria jovens” e “todos do sexo masculino”, acrescentando que os doentes estão “estão estáveis” e que apresentam “lesões ulcerativas”.

O vírus Monkeypox, conhecido por “varíola dos macacos”, é uma doença viral geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados na África Ocidental e Central. “A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos”, adianta a entidade liderada por Graça Freitas.

Os sintomas incluem “lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”, pelo que a DGS adverte a quem tenha estes sintomas que procure “aconselhamento clínico” e que se abstenha de “contactos diretos físicos”.

“A abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas”, explica a DGS, na nota de imprensa, acrescentando que já emitiu um alerta aos profissionais de saúde por forma a detetar eventuais casos suspeitos.

(Notícia atualizada às 21h20 com casos confirmados)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 14 casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião