Santos Silva aceitou convite do homólogo ucraniano para visitar Kiev

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Maio 2022

"O presidente do Parlamento da Ucrânia reiterou o convite para a minha deslocação a Kiev e, mais uma vez, aceitei o convite", disse Augusto Santos Silva.

O presidente da Assembleia da República aceitou esta quarta-feira o convite do seu homólogo ucraniano para se deslocar a Kiev. “Essa deslocação será realizada oportunamente”, afirmou Augusto Santos Silva, após uma reunião por videoconferência com o presidente do Parlamento da Ucrânia.

A organização da deslocação de Santos Silva, que deverá fazer-se acompanhar de delegações parlamentares, será tratada “com a eficiência e a discrição necessárias” numa situação de guerra como aquela em que se encontra a Ucrânia, disse Santos Silva, reiterando que a visita acontecerá “logo que seja oportuno e que as condições o permitam”.

Questionado sobre se falou com Ruslan Stefanchuk acerca do pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE), o presidente da Assembleia da República afirmou que o Parlamento ucraniano tem pedido o apoio de Portugal nessa matéria. “Tomamos boa nota da apresentação desse pedido e tomamos muito boa nota da rapidez com que a Ucrânia respondeu ao questionário que lhe foi dirigido pela Comissão Europeia e que é o passo imediato à apresentação do pedido de candidatura“, disse Santos Silva.

“Esperamos que a Comissão Europeia possa divulgar o seu parecer que é essencial para que se possa progredir até ao próximo Conselho Europeu, de 23 e 24 de junho, para que as autoridades europeias possam responder à Ucrânia.
Acredito que o Conselho Europeu possa ter um debate sobre a questão” caso o Executivo comunitário divulgue o parecer até lá, adiantou.

Na reunião por videoconferência com o homólogo ucraniano, Santos Silva garantiu ainda que o apoio português continuará “em todos os cinco planos” em que tem de ser prestado, nomeadamente no acolhimento de refugiados ucranianos, no apoio aos pacotes de sanções contra a Rússia, no envio de equipamento militar, na reconstrução da Ucrânia e da sua economia no pós-guerra e no incremento da cooperação entre a UE e a Ucrânia.

(Notícia atualizada às 17h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva aceitou convite do homólogo ucraniano para visitar Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião