Direto Marcelo anuncia ida de Costa à Ucrânia esta semana

Finlândia e a Suécia já entregaram as suas candidaturas à NATO, apesar de a Turquia insistir que irá bloquear o processo. Costa confirma visita a Kiev.

O Presidente da República revelou hoje que António Costa vai visitar Kiev esta semana. Horas depois, na Roménia, o primeiro-ministro confirmou que iria rumar à capital ucraniana. “Quando? No dia em que lá chegar”, disse Costa, explicando que aproveitou a “proximidade das viagens à Roménia e Polónia para responder ao convite” que lhe foi dirigido pelo “colega ucraniano para visitar a Ucrânia”.

A Comissão Europeu apresentou esta quarta-feira o seu plano de 300 mil milhões de euros para pôr fim à dependência dos combustíveis fósseis russos. Ursula Von der Leyen anunciou a criação de uma plataforma para assegurar a compra conjunta de petróleo e gás, mas também a concessão de um empréstimo de curto prazo de nove mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia enquanto dura a invasão russa. Depois o objetivo de Bruxelas é criar um instrumento financeiro que ajude à reconstrução do país.

Neste 84.º dia de guerra, prossegue a evacuação dos soldados entrincheirados no complexo siderúrgico de Azovstal e a Finlândia e a Suécia entregaram as suas candidaturas à NATO, apesar de a Turquia insistir que irá bloquear o processo.

Enquanto Moscovo entra numa “fase prolongada” do conflito, a Ucrânia começou a julgar os crimes de guerra. Um soldado russo de 21 anos começar a ser julgado esta quarta-feira em Kiev e confessou-se “culpado”, de acordo com os media internacionais.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo anuncia ida de Costa à Ucrânia esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião