Direto Guterres “chocado” com bombardeamento de Kiev durante a sua visita

  • ECO
  • 28 Abril 2022

Esta quinta-feira, a capital ucraniana foi alvo de pelo menos dois bombardeamentos por parte das forças russas enquanto decorre a visita do secretário-geral das Nações Unidas.

Os correspondentes da agência France Presse viram no local um edifício em chamas, janelas partidas, uma forte presença policial e socorristas. O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou no Telegram “dois ataques” a um dos distritos da capital. “Houve um ataque à capital ucraniana, e isso chocou-me porque Kiev é uma cidade sagrada quer para os ucranianos, quer para os russos”, afirmou António Guterres em entrevista à RTP.

António Guterres chegou à Ucrânia na noite de quarta-feira após uma visita a Moscovo na terça-feira, onde se reuniu com o Presidente russo, Vladimir Putin, a quem pediu que trabalhe com a ONU para permitir a retirada de civis de áreas bombardeadas, principalmente no leste e sul da Ucrânia, onde a Rússia está a concentrar a sua ofensiva.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu-se esta quinta-feira com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. À chegada ao país, afirmou que vai fazer os possíveis para “expandir o apoio humanitário e garantir a saída de civis das zonas de conflito”. “Quanto mais cedo a guerra terminar, melhor — pelo bem da Ucrânia, da Rússia e do mundo”, escreveu no Twitter.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres “chocado” com bombardeamento de Kiev durante a sua visita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião