Empresas de gestão de condomínios vão ser reguladas

  • ECO
  • 19 Maio 2022

As empresas que fazem a gestão de condomínios terão de cumprir uma série de regras quando entrar em vigor a nova legislação que está a ser preparada pelo Governo.

O Governo vai avançar em breve com nova legislação para regular as empresas de gestão de condomínio. Entre as novas exigências deverá estar a obrigatoriedade de ter a porta aberta ao público, de haver formação à equipa e de contratar um seguro, segundo as expectativas do setor. Com esta lei, o Executivo quer assegurar o “profissionalismo e a responsabilidade” destas empresas e exigir garantias de idoneidade.

A intenção da Secretaria de Estado da Habitação é fechar o desenho da nova legislação nos próximos meses, referiu fonte oficial ao Jornal de Negócios (acesso pago). Esta lei resulta das obrigações que estão previstas na Lei de Bases da Habitação publicada no final de 2019. O desenho da nova lei foi feito pelo Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

Vítor Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), diz que a nova legislação é necessária, até porque não se sabe atualmente quantas empresas de gestão de condomínios existem no país. “Qualquer pessoa pode dedicar-se a esta atividade, sem ter de cumprir qualquer requisito, seja um seguro ou uma porta aberta ao público“, alerta o responsável, relembrando que a APEGAC recebe “muitas queixas” de condóminos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas de gestão de condomínios vão ser reguladas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião