Air France-KLM em negociações com a Apollo para injeção de 500 milhões

Air France-KLM poderá receber 500 milhões de euros da gestora de ativos norte-americana. Montante ajudará a pagar ao Estado francês o empréstimo dado à companhia aérea.

A Air France-KLM está em negociações com a norte-americana Apollo sobre uma injeção de capital de 500 milhões de euros numa das subsidiárias da companhia aérea, refere um comunicado publicado esta sexta-feira. Este montante servirá para ajudar a pagar o empréstimo feito pelo Estado francês e adquirir novas aeronaves.

“A Air France-KLM anuncia hoje que entrou em discussões exclusivas com a Apollo Global Management sobre uma injeção de 500 milhões de euros de capital numa subsidiária operacional da Air France”, lê-se no documento. Essa subsidiária é “proprietária de uma frota de motores sobressalentes da Air France dedicados à atividade de engenharia e manutenção“.

Esta injeção permitiria à Air France-KLM “reembolsar parcialmente” o empréstimo de quatro mil milhões de euros recebido pelo Estado francês na altura da pandemia, no âmbito do “Quadro Temporário para Medidas de Auxílios Estatais” da Comissão Europeia.

Além disso, este dinheiro vai servir ainda para “facilitar o financiamento da futura aquisição de motores sobressalentes necessários para a renovação contínua da frota de aeronaves da Air France“.

Uma vez aprovada esta injeção de capital, a mesma “não resultará em nenhuma mudança operacional ou social”, refere a Air France-KLM. “Não haverá mudança na forma como os motores sobressalentes são usados, nem qualquer impacto nos contratos de funcionários” da companhia. Este dinheiro “será reconhecido como património líquido”, o que “fortalecerá o balanço patrimonial” do grupo.

A Air France-KLM encerrou o primeiro trimestre com um prejuízo de 552 milhões de euros, o que compara com um lucro de 1.481 milhões em idêntico período do ano anterior. A companhia aérea franco holandesa admite, no entanto, “estar otimista” quanto ao equilíbrio das contas, já que regista um aumento da sua atividade desde março deste ano e conta com perspetivas positivas para o verão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Air France-KLM em negociações com a Apollo para injeção de 500 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião