CDS considera “ofensivas” palavras de Luís Araújo sobre TAP. Se estivesse no Parlamento, chamava-o

O centristas deixam críticas ao presidente do Turismo de Portugal e ao Governo e dizem que se estivessem na Assembleia da República iriam requerer uma audição parlamentar.

O CDS considera que a recomendação deixada pelo presidente do Turismo de Portugal para que os agentes do Norte deixem de lado a TAP e se foquem na espanhola Iberia e no aeroporto de Madrid é ofensiva para os portugueses. Os centristas afirmam que, se estivessem na Assembleia da República, já teriam requerido a audição de Luís Araújo, da secretária de Estado do Turismo e do ministro das Infraestruturas.

As declarações do presidente do Turismo de Portugal e a conivência da secretária de Estado Rita Marques são ofensivas para milhões de portugueses e milhares de empresas, que, através de muito esforço, empreendedorismo e persistência, pagando impostos saídos de rendimentos gerados em mercados internacionais, têm o direito de beneficiar do aeroporto Francisco Sá Carneiro e da TAP, como ferramentas essenciais para as suas atividades”, afirma o CDS numa nota divulgada à imprensa.

O Jornal de Notícias noticiou a 26 de maio que Luís Araújo incentivou a região Norte a centrar a estratégia nas rotas e no programa da Iberia e na infraestrutura da capital espanhola, durante uma reunião promovida pelo Turismo do Porto e Norte.

“O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, pediu ajuda para transformar Madrid no aeroporto de conectividade internacional para o Porto”, disse ao JN fonte presente na reunião. E lembrou que “a Iberia tem naquele aeroporto ligações que cobrem praticamente todos os continentes”. A reunião contou também com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

O CDS assinala na nota que “a TAP tem sobrevivido graças ao esforço de milhares de contribuintes, de todas as regiões, expresso em milhares de milhões de euros injetados diretamente e através de aumentos de capital”. Para depois defender que ou a companhia aérea “serve os interesses estratégicos e sociais do país inteiro que a sustenta, ou perde sentido“. “Ou é regionalizada e perde o estatuto nacional, com tudo quanto isso implique, ou é privatizada e deixa de ser um encargo brutal para os contribuintes, passando os acionistas a responder pelos respetivos resultados”, acrescentam os centristas.

O partido liderado por Nuno Melo “lamenta que perante factos tão graves, os partidos políticos com assento parlamentar não tenham requerido ainda a audição do presidente do Instituto do Turismo Luís Araújo, da secretária de Estado Rita Marques e do ministro das Infra-estruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos na Assembleia da República, como o CDS teria feito”.

A Lusa noticiou no dia 27 de maio que o PSD dirigiu um requerimento ao presidente da Comissão de Economia da Assembleia da República para que Luís Araújo seja ouvido.

No mesmo dia em que foi publicada a notícia do JN, o Turismo de Portugal divulgou um comunicado onde afirma que “a TAP enquanto companhia aérea nacional é não só essencial para o setor em todo o território nacional como um parceiro estratégico do Turismo de Portugal”. Destaca também o papel que a Iberia pode ter para o setor em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CDS considera “ofensivas” palavras de Luís Araújo sobre TAP. Se estivesse no Parlamento, chamava-o

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião