Nas notícias lá fora: Drones armados, inflação e PRR
Dos drones armados para a Ucrânia, passando pela inflação espanhola até ao PRR na Polónia, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.
Os EUA planeiam vender drones armados à Ucrânia nos próximos dias, enquanto o Governo espanhol prolonga medidas de combate à inflação até setembro. O Senado da Polónia aprova mudanças no sistema judicial para desbloquear o acesso ao PRR. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia lá fora.
Cinco Días
Governo espanhol prolonga medidas de combate à inflação até setembro
O Governo espanhol vai prorrogar por três meses, até 30 de setembro, o pacote de medidas implantado em março para combater os efeitos que a guerra na Ucrânia desencadeou nos preços e na economia como um todo. Decisão tem em vista manter apoios a funcionar, mas a possibilidade de fazer ajustes orçamentários ou adaptações não está excluída. Entre as medidas encontra-se uma redução de 20 cêntimos no combustível para todos os utentes, o alargamento da cobertura do vínculo social a mais de dois milhões de lares ou a limitação a 2% da revisão anual dos contratos de arrendamento.
Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)
El Economista
Governador do Banco de Espanha alerta para risco de investir em moedas digitais
O governador do Banco de Espanha, Pablo Hernández de Cos, alertou para o “risco real” dos investimentos em moedas digitais e defendeu a criação de “uma regulação e supervisão a nível internacional adequadas”. Durante a sua intervenção na comissão dos Assuntos Económicos do Congresso dos Deputados, Hernández de Cos descartou que os investimentos nestas moedas representem um “risco sistémico”, mas adiantou que vê neles “riscos de conduta muito importantes”. Recomendou ainda que “há que informar os consumidores do risco que estão a correr quando investem nestes ativos” e que se avance com uma regulação “clara e contundente, como se fez com outros segmentos, como a banca e os seguros”.
Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Financial Times
Senado da Polónia aprova mudanças no sistema judicial para desbloquear acesso ao PRR
A câmara alta do Parlamento polaco, dominado pela oposição centrista, aprovou emendas à lei presidencial, para as reformas no sistema judicial que permitam a libertação de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da Polónia. Bruxelas deu ‘luz verde’, horas antes, ao plano polaco de 35,4 mil milhões de euros, bloqueado há mais de um ano devido a alegadas irregularidades em Varsóvia, em termos de independência da Justiça. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Layen, viajará até Varsóvia esta quinta-feira para apresentar o plano, ao lado do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki e do Presidente Andrzej Duda.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)
Reuters
EUA planeiam vender drones armados à Ucrânia nos próximos dias
O Governo de Joe Biden planeia vender à Ucrânia quatro drones MQ-1C Grey Eagle, que podem ser armados com mísseis Hellfire para uso no campo de batalha contra a Rússia, adiantaram três pessoas familiarizadas com a situação. A venda dos drones fabricados pela General Atomics ainda pode ser bloqueada pelo Congresso, havendo, assim, risco de uma reversão política de última hora que poderia arruinar o plano, que está a ser estudado há várias semanas. O Gray Eagle pode sobrevoar até 30 ou mais horas e recolher grandes quantidades de dados para fins de inteligência.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)
Agência Brasil
Autorização de concessão a privados de 15 aeroportos no Brasil
A Controladoria-Geral da Fazenda Pública do Brasil autorizou o Governo a conceder a exploração de 15 aeroportos a empresas privadas. Entre os 15 está o aeroporto Congonhas, o terceiro mais movimentado do país para a exploração de voos regionais de e para São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil. A autorização concedida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), um órgão de supervisão do Congresso, é o último obstáculo no processo de concessão. O Governo já anunciou os planos para organizar o respetivo leilão na primeira ou segunda semana de agosto, antes das eleições presidenciais de outubro. Segundo o Ministério das Infraestruturas, a concessão dos 15 aeroportos a operadores privados durante 35 anos deverá gerar investimentos de cerca de 7,3 mil milhões de reais (cerca de 1,2 mil milhões de euros) na expansão e modernização dos terminais.
Leia a notícia completa na Agência Brasil (acesso livre)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Drones armados, inflação e PRR
{{ noCommentsLabel }}