Espanha deixa de exigir certificado Covid para viajantes da UE

Espanha decidiu terminar com as restrições de viagens para os cidadãos da União Europeia, pelo que deixou de exigir a apresentação de certificado digital Covid ou teste negativo à chegada ao país.

Espanha decidiu terminar com as restrições de viagens para os cidadãos da União Europeia (UE), pelo que deixou de exigir a apresentação de certificado digital Covid ou teste negativo à chegada ao país. Medida entra em vigor esta quinta-feira.

Em Espanha, devido às elevada taxa de cobertura vacinal, acima da média da União Europeia, e à situação favorável do sistema de saúde, considera-se adequado eliminar as restrições de viagem a pessoas provenientes de países pertencentes à União Europeia e dos países pertencentes ao espaço Schengen”, aponta a resolução da Direção-Geral de Saúde Pública espanhola publicada esta quinta-feira no Boletín Oficial del Estado, o equivalente ao Diário da República em Portugal.

Nesse contexto, e tendo em conta que “a resolução produz efeitos no mesmo dia da sua publicação”, a partir desta quinta-feira, os cidadãos provenientes da UE ou do Espaço Schengen já não precisam de apresentar certificado digital Covid à chegada a Espanha (incluindo de vacinação, testagem ou recuperação).

Não obstante, o governo espanhol sinaliza que as pessoas que cheguem a Espanha “por via área ou marítima” e que sejam provenientes de países terceiros “poderão ser submetidas a um controlo sanitário à entrada ao país, que inclui, pelo menos, o controlo da temperatura, um controlo documental e um controlo visual sobre o seu estado físico”.

Há cada vez mais países europeus a levantarem a exigência de apresentação de certificado Covid para os cidadãos da UE ou do espaço Schengen, como é o caso da Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Islândia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça e Liechtenstein.

Quanto a Portugal, apesar de terem sido levantadas praticamente todas as restrições aplicadas no âmbito da pandemia, continua a ser exigido a apresentação de certificado Covid para entrar em Portugal, independentemente do país de origem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha deixa de exigir certificado Covid para viajantes da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião