Portugal melhorou 40% dos indicadores de desenvolvimento sustentável em 2021

  • ECO
  • 3 Junho 2022

Nos objetivos e metas traçados para cada país até 2030, Portugal apresentou uma evolução favorável em 40%, de acordo com o INE.

Erradicar a pobreza e a fome, garantir o acesso à saúde e educação ou melhorar a ação climática são alguns dos objetivos que constam na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pelas Nações Unidas em 2015. Anualmente, é avaliada a evolução de cada um dos 17 objetivos (ESG) e 169 metas para cada país e, em 2021, Portugal apresentou progressos em quase metade dos indicadores, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2021, 40% (66) dos indicadores analisados registaram uma evolução favorável ou atingiram a meta, enquanto 37 evoluíram no sentido contrário ao desejável expresso pela meta onde se inserem, nota o INE. O INE foca-se em 41 indicadores, selecionados de modo a abranger todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da lista global de indicadores (248) identificados pela ONU para monitorizar estes objetivos.

Numa análise por objetivos, de um total de 17, dez apresentaram uma evolução contrária ao desejável, tais como a erradicação da fome, a educação de qualidade e o trabalho digno e crescimento económico. Sete não registaram alterações — erradicação da pobreza, saúde de qualidade, energias renováveis e acessíveis, indústria, inovação e infraestruturas e proteção da vida terrestre, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática e proteger a vida terrestre. E nenhum objetivo melhorou favoravelmente.

Evolução dos indicadores ESG em Portugal no último ano com informação disponível:

Fonte: INE, Verde revela que o indicador evoluiu em sentido favorável, vermelho em sentido contrário ao desejável, cinza sem alterações, a branca não foi avaliado.

Relativamente aos indicadores que apresentam evoluções positivas face a 2020, o INE salienta que “as variações acentuadas que, em geral apresentam face a 2019, estão fortemente influenciadas pelos efeitos da pandemia, sendo ainda prematuro concluir se traduzem ou não alterações das tendências que se desenhavam nos anos anteriores”.

Comparando 2021 com 2015 (primeiro ano disponível), “é possível concluir que a maioria (90) dos indicadores analisados nesta publicação registou uma evolução positiva, 28 apresentaram uma evolução desfavorável e 3 não registaram alterações”, remata o INE.

Evolução dos indicadores ODS em Portugal no período 2015 – 2021.

Fonte: INE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal melhorou 40% dos indicadores de desenvolvimento sustentável em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião